Edição 323 | 2018

Home/ Revista/ Edição 323/ Saúde/ O que é HPV?


Clique para ver a versão impressa [+]
03/12/2018 08:52

O que é HPV?

Especialista fala sobre a doença, os grupos de risco, profilaxia e tratamento para ambos os sexos

Divulgação
Divulgação
HPV é a sigla utilizada para indicar o Vírus Papiloma Humano. Ele é chamado de vírus de papiloma, porque alguns tipos de HPV causam verrugas ou papilomas.

Segundo a ginecologista Elaine Cristina Di Celio, a infecção pelo vírus do HPV vem sendo considerada uma das mais prevalentes na população sexualmente ativa afetando principalmente os jovens de ambos os sexos.

“Há mais de 200 variedades conhecidas de HPV, alguns tipos causam verrugas na pele, como nos braços, tórax, mãos e pés e são denominadas verrugas comuns. E outros tipos acometem útero, vagina, vulva, ânus, pênis, boca, garganta e outros órgãos”, explica a especialista.

Ela afirma ainda que os tipos de HPV mais conhecidos e que infectam as áreas genitais são os tipos 6, 11, 16 e 18. “A prevenção primária do câncer de colo uterino e de verrugas genitais na mulher consiste na utilização de vacinas profiláticas, que podem ser administradas a partir dos nove anos de idade. Os meninos e homens podem ser vacinados a partir dos 11 anos de idade. As vacinas existentes no mercado brasileiro são aprovadas pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, indica.

A  maioria das infecções causadas pelo HPV são assintomáticas, assim a consulta ginecológica de rotina é de extrema importância para o diagnóstico precoce de anormalidades nas células do colo do útero. O ginecologista realizará o exame físico, coleta do exame de Papanicolau (citologia oncótica cervicovaginal), entre outros exames.

“Uma vez detectada alguma lesão provocada pelo HPV, há várias formas de tratamento e controle, sempre avaliado de forma individual”, finaliza Elaine.

Clínica Médica Di Celio
Dra. Elaine Cristina Di Celio
R. Emilio Mallet 317 - Cj. 1406 - Tatuapé 
F: 2293.3965/ 2924.3653
Divulgação