Edição 323 | 2018

Home/ Revista/ Edição 323/ Natal


Clique para ver a versão impressa [+]
30/11/2018 16:19 - Atualizado em 30/11/2018 16:20

O espírito de Natal

Época é propícia para presentar os entes queridos, mas também uma ótima oportunidade de reflexão

anna boGa fotoGrafia
Apesar da lenta recuperação da economia no País e do ambiente de incertezas, a maior parte dos brasileiros pretende manter a tradição e ir às compras neste Natal, movimento que promete aquecer as vendas do varejo em 2018. É o que revela pesquisa realizada em todas as capitais pela CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As projeções permanecem no mesmo patamar do último ano e indicam uma injeção de aproximadamente R$ 53,5 bilhões na economia.

Além disso, espera-se que mais de 110,1 milhões de consumidores presenteiem alguém no Natal deste ano. Em termos percentuais, 72% dos brasileiros planejam comprar presentes para terceiros no Natal, número que se mantém elevado principalmente nas classes A e B (83%). Apenas 9% disseram que não vão presentear — 26% porque não gostam ou não têm o costume, 23% por estarem desempregados e 17% por não ter dinheiro — enquanto 19% ainda não se decidiram.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a injeção desse volume de recursos na economia reforça o porquê a data é a mais aguardada do ano para consumidores e comerciantes. “Embora o cenário econômico atual não esteja tão favorável, a expectativa positiva para o Natal dá indícios sobre a disposição dos brasileiros em consumir”, afirma Pellizzaro Junior.

Em média, os consumidores ouvidos na pesquisa devem comprar entre quatro e cinco presentes. O valor médio com cada item será de R$ 115,90, sendo maior entre os homens (R$ 136,51). O levantamento também revela que o número dos que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200 com presentes cresceu na comparação com 2017, passando de 10% para 16%. Esse percentual chega a mais de um terço (33%) na faixa acima de 55 anos.

Gasto maior
Outro dado que sugere uma disposição maior de consumo para o Natal é que quase um terço (27%) dos entrevistados que compraram presentes em 2017 irá gastar um valor superior este ano — alta de oito pontos percentuais na comparação com o último Natal. Outros 30% planejam gastar a mesma quantia e 22% menos. Considerando os que vão gastar mais no Natal de 2018, 29% afirmam que vão adquirir um presente melhor, enquanto 25% reclamam do aumento dos preços, principalmente as classes A e B (41%). Há ainda, 22% de pessoas que economizaram ao longo do ano para poder gastar mais com os presentes natalinos, em especial as mulheres (33%).

Entre os que irão diminuir os gastos, a principal razão deve-se à situação financeira ruim e ao orçamento apertado (34%).

Consumo consciente
Época de crescimento expressivo no consumo, o mês de dezembro é sinônimo de compras e gastos acima da média em relação ao restante do ano. É, portanto, um período em que as famílias devem cuidar para evitar que o consumismo desenfreado acabe influenciando as crianças. Os excessos dos adultos sempre servem de modelo para os menores e, quando se trata de satisfazer os desejos de compras, não é diferente. Educar para o consumo consciente exige, em primeiro lugar, que os pais sirvam de exemplo. E esse é um bom momento para driblar o aumento no número de pedidos dos filhos reforçando as noções sobre educação financeira.

Para o consultor da Conquista Soluções Educacionais, Altemir Farinhas, a criança segue os exemplos dos pais. “Se um pai está gastando exageradamente, a criança vai pedir coisas e insistir até conseguir porque ela entende que se seus pais podem gastar a vontade, elas também podem comprar o que desejam”, explica. Nessa época, a emoção e o clima de ‘lista de natal’ costumam falar mais alto, então é preciso atenção redobrada. Segundo Farinhas, a conversa sobre as finanças deve ser clara: quanto os pais ganham e quanto gastam, quais despesas a família tem, e se podem ou não comprar o que a criança pede.

Quando a conversa sobre o orçamento familiar é aberta, fica mais fácil falar não nos momentos em que a criança, estimulada pelo clima de consumo, começa a pedir muitas coisas. Farinhas reforça que é importante se colocar no lugar da criança. “É preciso usar exemplos que elas entendam para garantir que a mensagem seja compreendida e assimilada”, sinaliza.

Veja dicas que podem ajudar os pais a minimizar os excessos:
1. Dê o exemplo
Não adianta nada dizer para os filhos que não se deve gastar por impulso e ‘estourar’ o cartão de crédito no shopping. É difícil para a criança acompanhar os pais e sair de mãos abanando quando os adultos estão carregados de sacolas.
2. Estabeleça acordos prévios
Deixe acertado com as crianças, antes de sair de casa, qual o objetivo de determinados passeios ou visitas a shoppings e supermercados. Se ela sabe, antecipadamente, que não irá ganhar nada naquele momento, isso ajuda a reduzir a expectativa e os pedidos por impulso.
3. Evite unir lazer a consumo
É muito comum, quando os pais precisam fechar a lista de compras de fim de ano, que levem as crianças para passear no shopping, associando a ideia de lazer ao consumo. Prefira sair com o seu filho para visitar parques, a casa da vovó, museus e outros lugares que ofereçam diversão para os menores.
4. Cuidados com as longas listas de presentes
As crianças, em geral, se empolgam com a ideia de que Natal significa ganhar muitos presentes e imaginam uma lista numerosa de itens desejados. Explique que é preciso escolher apenas um presente que considerem mais legal, para não alimentar a expectativa de que vão ganhar tudo o que querem.


ROTEIRO DE COMPRAS DE NATAL

Complexo Tatuapé
O Complexo Tatuapé recebe um Natal cheio de encanto e diversão. Este ano, o bom velhinho chegou acompanhado por dois queridos das telinhas, a Masha e o Urso. Além disso, trouxe uma super promoção: a cada R$ 350 em compras, o consumidor ganha 1 cupom para concorrer a 4 Toyotas Yaris e 1 Panettone Panco no sabor frutas ou chocolate. Clientes cadastrados no programa de fidelidade “Clube Pontua” ganham cupons em dobro e quatro panetones por CPF.
Shopping Metrô Tatuapé
R. Dr. Melo Freire s/n - F: 2090.7400
Shopping Boulevard Tatuapé
R. Gonçalves Crespo c/ R. Tuiuti - F: 2225.7000


3 Irmãs
No mercado há mais de 50 anos, a 3 Irmãs Cortinas e Decorações possui uma extensa linha em objetos decorativos perfeita para deixar sua casa ainda mais linda para as festas de Final de Ano, além de ótimas opções em presentes como bandejas, vasos, cachepots, velas, aromas e muito mais. Conheça essas novidades na 3 Irmãs Cortinas e Decorações.
Av. Guilherme Giorgi, 394 - Vl. Carrão
F: 20995.5122


Donna Chic
A Donna Chic preparou um presente especial para você nesse Natal. Conheça a loja e compre o presente daquela pessoal especial com preços arrasadores.
A Donna Chic tem presentes a partir de 39,90.
A loja trabalha com diversas marcas como :Usaflex, Cravo&Canela e Via Uno.
R. Serra de Juréa, 790 - Tatuapé
F: 2293.3455


Doceria Gruta Azul
Sua ceia de Natal só ficará completa com as sobremesas da Doceira Gruta Azul, que voltou ao Tatuapé com a tradição de quem prepara os melhores doces para cada comemoração. Confira o cardápio e reserve já a sua sobremesa.
R. Gonçalo Nunes, 203  - Tatuapé
F: 3135.6833


Cantina La Toscanelli
Para seu final de ano ficar ainda mais saboroso, mencione essa edição da Revista IN e ganhe uma porção de torradas com alho da
Cantina La Toscanelli.
R. Euclides Pacheco, 195  - Tatuapé
F: 3459.9295


Mig´s Presentes
Passe pela Mig’s. Só lá você encontra essas fofuras!
A empresa trabalha com decoração e presentes criativos. Vá para a Mig’s Presentes, que parcela em 6x sem juros.
www.migspresentes.com.br
Instagram @migspresentes
R. Itapeti, 234  - Tatuapé
F: 2367.6483


Camelo
Quer ficar bem vestido em qualquer ocasião? A Camelo tem a opção ideal para você ou para presente. Estilo, qualidade, conforto e sofisticação estão presentes nos produtos da grife de moda masculina, que acompanham as principais tendências para o homem contemporâneo.
R. Monte Serrat, 1132  - Tatuapé
www.lojascamelo.com.br


Kanguru Supermercados
Sugerimos esta e mais nove opções de Cestas de Natal para presentear amigos, familiares, clientes e funcionários. Opções para todos os gostos e bolsos. Trata-se de um presente muito tradicional para a época de festas e que sempre agrada a quem é presenteado. Pode-se adquirir as 
R. Antônio de Barros, 285 - Tatuapé
F: 2296.4569


Light Food Way
Chocotone Fit Low Carb
Isento de açúcar, glúten e lactose. Produzido de forma artesanal e sem conservantes, a base de farinha de amêndoas, castanhas e chocolate belga.
R. Tijuco Preto, 367 - Tatuapé
F: 2093.0723


Valentina Peixotto
Neste natal, presenteie com assessórios exclusivos, de altíssima qualidade, banhados a ouro, com garantia eterna no banho e brilho e com preços excelentes. Faça alguém brilhar. Siga nossas redes sociais e conheça mais sobre nossos produtos.
www.valentinapeixotto.com.br
F: 2306.1885
Divulgação
Divulgação