Edição 317 | 2018

Home/ Revista/ Edição 317/ Gastronomia


Clique para ver a versão impressa [+]
29/05/2018 14:55

É tempo de Pizza

Conheça algumas curiosidades sobre a redonda mais querida do mundo

Divulgação
No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza! Uma das paixões nacionais, ela tem lugar garantido na mesa da população. Não há quem resista ao cheiro de forno a lenha e massa fresca, com queijo derretido e molho de tomate! De acordo com levantamento da Apuesp – Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo – diariamente são consumidas mais de um milhão de pizzas no País. Só em São Paulo, o consumo mensal da redonda gira em torno de 30 milhões, segundo a SinHoRes – SP (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo).

Apesar da pizza ter chegado aqui por meio dos imigrantes italianos e ser esse o país tradicionalmente conhecido pela criação dessa maravilha culinária, o Brasil e os Estados Unidos são hoje os países que mais consomem pizza, tendo as cidades de São Paulo e Nova York como principais pólos. É na Terra do Tio Sam, inclusive, que acontece um grande campeonato que elege os melhores pizzaiolos do mundo: o World Championship Pizza. O evento conta até com um “hall da fama” onde se destacam cozinheiros em diversas categorias e com os jogos mundiais da pizza, nos quais os competidores fazem acrobacias com a massa.

Em terras tupiniquins ela é a preferida para reuniões de amigos e familiares, para dividir com a pessoa amada ou mesmo na hora de matar a fome de forma solitária. “A pizza apresenta melhor custo x benefício e é uma excelente opção para confraternizar. Ela é ideal para compartilhar com a família e nas reuniões entre amigos pois é versátil e agrada a todos”, explica Silvio Magri, Diretor Comercial da rede Fatirella Pizzas.

A redonda faz tanto sucesso que sua presença já é obrigatória em festas e eventos e mesmo nas comemorações que antes eram vistas como ‘mais luxuosas’, como os casamentos e renovações de votos, a pizza tem ficado em primeiro lugar na lista dos noivos. Deixando de lado o pato e as massas como prato principal no menu romântico, a pizza tem feito grande sucesso para comemorar a união de casais. Segundo o profissional de eventos André Rocha, o número de pedidos de pizzas para casamentos cresceu três vezes entre 2016 e 2017. “Nós oferecemos buffet completo, como crepe, churrasco e finger foods. Mas no último ano, os casais têm preferido pizzas gourmets”, garante.

Dia da Pizza
E, se você ficou com vontade de degustar uma maravilhosa pizza só de ler essa matéria, na próxima página vai encontrar um roteiro com algumas das melhores pizzas da região, sugestões para encontrar os ingredientes certos para a sua redonda e cupons de desconto para aproveitar o Dia da Pizza com economia. Bom apetite!
Divulgação
Divulgação