Edição 317 | 2018

Home/ Revista/ Edição 317/ Animais


Clique para ver a versão impressa [+]
29/05/2018 11:27

Vacinação: um ato de amor

Conheça as principais vacinas que protegem o seu melhor amigo de diversas doenças

Divulgação
Divulgação
A  vacinação protege o pet contra uma série de doenças infecto-contagiosas que podem levá-lo à morte. Ela fortalece o sistema de defesa do animal garantindo saúde, maior tempo de vida, além de segurança para toda família. “Isto porque algumas doenças, como a Leishmaniose, a Raiva e Giárdia, são consideradas zoonoses, ou seja, também são transmitidas para nós”, explica a Médica Veterinária da unidade Tatuapé da Clinicão, Juliana Marques.

A especialista orienta que ao adquirir ou adotar um cão ou gato, seja adulto ou filhote deve-se levá-lo ao Médico Veterinário para que ele possa ser vermifugado e avaliado clinicamente para se estabelecer o protocolo de vacinação.

Os cães devem receber 3 doses de V8 ou V10 com intervalos de 21 a 30 dias entre as doses. O veterinário irá determinar qual a melhor vacina para seu filhote, de acordo com os riscos e desafios a que estará exposto.

A partir de 16 semanas os cães devem ser vacinados contra a raiva, vacina obrigatória e exigida por lei. Outras vacinas que não devem ser esquecidas são a contra a Giardia e a Tosse dos Canis. Essas vacinas não são obrigatórias, porém, não deixam de ser importantes, uma vez que minimizam os sintomas, podendo evitar que seu animalzinho precise ficar internado.

“Para os gatos, as vacinas disponíveis são a Quádrupla felina (V4) e a Quíntupla Felina (V5). O profissional irá escolher a melhor vacina de acordo com o ambiente onde o animal vive e as condições as quais está exposto”, orienta Juliana.

A V4 protege contra Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia felinas e por Chlamydia Psittaci. Já a V5 protege contra todas a doença da V4 mais a Leucemia felina.

É importante lembrar que as vacinas devem ser aplicadas somente por Médicos Veterinários após previa avaliação da condição clínica do animal, devendo ser vacinados apenas se estiverem saudáveis.

“Manter a vacinação de seu amigo pet em dia, é um gesto de amor e cuidado com seu animal e sua família”

Clinicão Veterinária
R. Itapura, 279 - Tatuapé
F: 2092.7858 / 98338.9773
www.facebook.com/clinicaotatuape
Divulgação