Edição 316 | 2018

Home/ Revista/ Edição 316/ Beleza & Estética


Clique para ver a versão impressa [+]
23/04/2018 11:53

Cabelo em crescimento

Dicas de uma especialista ensinam o que fazer para os cabelos crescerem mais fortes e mais rápido

Divulgação
Divulgação
Deixar os cabelos crescerem pode parecer uma tarefa chata e demorada. Felizmente, há alguns truques que auxiliam o desenvolvimento dos fios. A especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios, Renata Souza, revelou algumas estratégias para quem quer ter fios longos e saudáveis.

“Existem dias específicos para tratar as madeixas e acelerar o seu crescimento. Quem pensa que apenas o Sol rege a vida no planeta está muito enganado. As fases da Lua afetam não só o mar. As marés ficam mais revoltas durante a lua cheia e tudo o que é líquido acaba sendo influenciado. Nosso corpo não é diferente, visto que é composto por 70% de água”, revela Renata.

Uma simples escovada no cabelo pode ajudar no processo de crescimento dos fios. “Quando os dentes da escova massageiam a raiz, os folículos são estimulados. Isso também faz com que os óleos naturais dos fios sejam espalhados do couro cabeludo até as pontas mais facilmente, deixando os cabelos mais nutridos”, garante.

Quem tem cabelo oleoso, deve lavá-lo com maior frequência, de preferência diariamente. “O excesso de óleo na raiz obstrui os poros, e isso atrapalha o crescimento”, explica a especialista. Além disso, o uso excessivo de secador estimula a produção de óleos na raiz. Dessa forma, sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

Aposte na ingetão de proteína
O ditado “você é o que você come” é pura verdade quando se trata de desenvolvimento capilar, ou seja, sua dieta pode ser tão importante para as suas madeixas quanto o seu xampu.

“Abóbora, cenoura e batata doce são alimentos ricos em vitamina A, que ajuda o corpo a produzir o sebo necessário para que o couro cabeludo fique saudável”, explica Renata. Além disso, o ferro é muito importante para o fortalecimento dos fios e para previnir a queda. Dessa forma, alimentos como lentilha, espinafre, couve e brócolis são aliados para aquelas que querem ter as madeixas de Rapunzel.

A proteína é uma substância essencial para o desenvolvimento de qualquer parte do corpo, tanto dos músculos, quanto das unhas, pele, cabelo e até sangue. Dessa forma, quando há ingestão de proteína, o crescimento capilar é estimulado. “Não há uma quantidade certa a ser ingerida, uma vez que isso depende do metabolismo e do corpo de cada indivíduo. O mais correto é consultar um nutricionista para averiguar as porções certas de proteína a serem consumidas em cada refeição”, indica a especialista.

A dermatologista do Grupo Aepit, Alessandra Juliano, enfatiza que cabelos saudáveis começam com hábitos de vida saudáveis e a alimentação está diretamente ligada à vitalidade dos fios. “Cuide de seu corpo valorizando a ingestão de frutas e vegetais frescos. Alimentos ricos em ferro e vitaminas, como leguminosas e hortaliças verdes, fazem muito bem aos fios”, aconselha. “Vale lembrar: atenção com os excessos. Vitamina A em excesso pode piorar o quadro de queda de cabelo”, alerta a tricologista.

É interessante observar que, enquanto alguns alimentos auxiliam no processo de crescimento e fortalecimento dos fios, outros prejudicam as madeixas. É o caso do açúcar e dos alimentos industrializados. O excesso de açúcar acaba dificultando a formação de colágeno, o que afeta, além dos cabelos, as unhas e articulações.

Estresse e outras dicas
O estresse é um problema que atrapalha os mais diversos âmbitos da saúde, psicológico e físico. Com os cabelos não é diferente. “A perda dos fios pode ocorrer logo após ou até três meses após um episódio estressante”, detalha a hair-specialist Renata. Isso acontece, muitas vezes, porque o corpo precisa se recuperar desse contratempo, estimulando outras partes do organismo e fazendo com que os fios parem de crescer ou comecem a cair.

Quando for realizar procedimentos estéticos no cabelo tome cuidado com o produto que vai ser aplicado e seu tempo de ação. “Certifique-se de que não restou nenhum resíduo do produto no couro cabeludo – lave pelo menos duas vezes com xampu após qualquer procedimento cosmético e estético no seu cabelo”, ensina Alessandra.

Para finalizar, os hábitos simples e diários de cuidados com os cabelos, evite exposição direta ao sol. “Assim como a pele, as madeixas também exigem proteção. Os fios queimam e ficam mais danificados após insolações”, aponta. “Use xampu e condicionador apropriados para o seu tipo de cabelo. Além disso, a temperatura da água deve ser preferencialmente de morna para fria”, acrescenta.

Evite realizar procedimentos cosméticos com muita frequência. Por exemplo, não faça uma pintura ou descoloração dos cabelos e uma progressiva no mesmo dia, dê um intervalor de ao menos duas semanas entre uma e outra. Dica da especialista: “minha sugestão é que os procedimentos sejam feitos com couro cabeludo sujo – o próprio sebo que produzimos no couro cabeludo é um protetor e atua como um filme impedindo a oxidação dos bulbos capilares”, finaliza a dermatologista.
Divulgação