Edição 312 | 2017

Home/ Revista/ Edição 312/ Festas/ A festa de debutante


Clique para ver a versão impressa [+]
27/11/2017 09:22

A festa de debutante

Cerimônia ainda atrai geração atual que, além de modernizar a celebração, mantém vivas as tradições

Divulgação
Fazer 15 anos nunca significou apenas mais um ano de vida para muitas meninas. As debutantes sonham com a tão esperada festa, seja da forma mais tradicional ou de um jeitinho mais moderno, mas sempre com muito glamour e encanto.
O mercado de festas de debutantes ganhou grandes proporções e hoje movimenta a economia, gera empregos e lucro. Falar em crise não é algo que faça sentido para os envolvidos nesse tipo de projeto, já que, nos últimos dois anos, a procura por essas festas teve um aumento de 40%.

Tendências
Uma das grandes preocupações das jovens é com o look do dia, normalmente envolvendo três vestidos diferentes. Quando o assunto é modelagem, as meninas preferem saias rodadas e tops bem estruturados para modelar a silhueta. “É importante ter em mente que os vestidos sejam idealizados para uma menina e não uma mulher, o ideal é apostar em detalhes sofisticados mas que não tenham um apelo muito sexy. Fica mais elegante e adequado”, conta o estilista Lucas Anderi.

Para completar o look, o cabelo e a maquiagem são itens que costumam se destacar entre as debutantes, que fazem questão de desfrutar um dia de princesa no salão, com direito a maquiagem, cabelo, unhas e tratamentos estéticos. Há pacotes para todos os gostos e bolsos.

A decoração também é importante para que a festa tenha exatamente a cara da aniversariante, assim como o convite, que já mostra desde o início, qual será o estilo do evento. O designer de festas Renato Aguiar aposta em uma profusão de flores e tons que esquentam a decoração como rosa, amarelo, lavanda e até laranja. “Nessas ocasiões flores brancas têm ficado de fora, as aniversariantes têm preferido decorações mais coloridas e cheias de energia”, explica.

O designer também aponta a mesa de doces como um destaque, e decorá-la com flores está em alta. Para os convites, as mais diversas opções prometem agradar as adolescentes. Entre modelos clássicos, românticos, delicados, ousados e sempre criativos, além do convite que será entregue a amigos e familiares, as meninas que farão parte dos 15 casais da festa clássica, costumam receber um mimo especial.

Outro detalhe a ser definido é o bufê. Finger foods, bebidas e o jantar da noite devem estar harmonizados. As chefs do buffet Zam Gastronomia indicam ilha de temaki, mini-hambúrguer com cheddar, minicoxinha e batatinha frita como finger foods para os teens, e strogonoff com batata palha e pene com molho de tomate ou molho branco com parmesão para o jantar deles. Para os adultos, o menu ganha outra cara. “A sugestão é escalope de mignon e molho bordelaise com minilegumes salteados, pudim de bacalhau com olivas negras e pimenta biquinho ao molho champanhe, além do ravioli de búfala com pomodori e manjericão”, recomendam Neyde Zampronha e Claudia Lupo.

O doce não pode faltar! O bolo da aniversariante é uma atração à parte. De acordo com a chef confeiteira Beca Milano, jurada do programa Bake Off Brasil, “os bolos devem ser personalizados para surpreender os convidados e tornar esse momento ainda mais inesquecível. A imaginação é o limite”.

A dica é começar a pesquisa de todos os detalhes com a maior antecedência possível para que a festa fique exatamente como a aniversariante tanto sonhou e caiba no orçamento destinado a essa grande celebração.
Divulgação
Divulgação