Edição 308 | 2017

Home/ Revista/ Edição 308/ Nossos Bairros


Clique para ver a versão impressa [+]
03/08/2017 11:34 - Atualizado em 03/08/2017 11:41

Por onde andei

Conheça o que tem de melhor nas Ruas Coelho Lisboa, Av. Conselheiro Carrão e Av. Paes de Barros

Divulgação
A palavra Tatuapé possui origem Tupi e significa “caminho de tatu”. O bairro, que ganhou esse nome graças ao rio homônimo encontrado por Brás Cubas quando chegou a região em torno de 1551, já teve, em outros tempos, uma área de 31 km2, que se estendia do Rio Tietê até o local que hoje conhecemos como o bairro de São Matheus. Hoje, com apenas 8,2 km2, é uma das regiões mais valorizadas de São Paulo e tem, em suas ruas, histórias que marcaram o crescimento da cidade de São Paulo.
Uma delas é a Rua Coelho Lisboa. Para quem vive aqui há pouco tempo, fica até difícil imaginar que, em 1946, seu caminho era de terra batida e ela servia de via para os carroções que vinham de outras áreas como Belém e Brás, diariamente, descarregar o lixo que retiravam nas casas e que era levado para as chácaras para ser transformado em adubo. Para quem já vive aqui há muitos anos, essa é apenas mais uma das belas lembranças que guardam dessa e de outras ruas da região. As chácaras de outrora deram lugar as fábricas. Estas deixaram as regiões urbanas em busca de áreas mais propícias a sua instalação, cedendo lugar à população que, pouco a pouco, povoou não só o Tatuapé como a Vila Carrão e o bairro da Mooca, trazendo as culturas de seus países de origem e agregando ainda mais história a essa região. Hoje, a Rua Coelho Lisboa teve praticamente todos os seus imóveis ocupados pelo comércio, que transformou o logradouro em referência para compras, alimentação, diversão e cuidados com a saúde.

Por sua proximidade com o metrô e com a Praça Sílvio Romero, outro ponto importante do comércio da região, moradores desse e de outros bairros chegam a Rua Coelho Lisboa a procura de facilidade e bons serviços. Algumas das empresas instaladas nessa rua também fazem parte de sua história, como é o caso da farmácia de manipulação Farmacopéia, que iniciou suas atividades, de forma tímida, em 1993 e que, com o tempo, conquistou as certificações e o tamanho que seu negócio merecia, na mesma rua (no 677), tornando-se referência em medicamentos manipulados. Quando se trata de saúde, a Rua Coelho Lisboa conta com médicos gabaritados como os odontologistas Cláudia e Guaraciaba Valbão que atendem com hora marcada no no 224. Para quem procura bem-estar e qualidade de vida, o studio de pilates e clínica de fisioterapia Spazio Solare conta com serviços diferenciados no alto do Edifício Los Angeles (no 442). E, é no térreo deste mesmo prédio comercial que se encontra a M&J Esmalteria, ideal para quem tem pouco tempo e gosta de estar sempre bem arrumada.
No no 574 está localizada a Green Automóveis que trabalha com novos e usados há mais de 35 anos no ramo de concessionárias. Variedade é o termo que define a Rua Coelho Lisboa que conta ainda com uma loja dos chocolates Munik (no 225), famosa por seu disputadíssimo e delicioso pão de mel, e com uma unidade da Yakisoba Factory (no 249), ideal para quem gosta da culinária oriental sem abrir mão do bom atendimento brasileiro.

Localizada exatamente no ponto que deu nome à loja, a Curva Modas, fica na Rua Barão do Serro Largo, uma continuação da Rua Coelho Lisboa. O local é tradicional na região e vende roupas e acessórios masculinos, femininos e infantis, de marcas como Hering, Puket, Lupo, Mash, Puc, por preços mais acessíveis. Na outra ponta, mais exatamente em uma das melhores localizações da Praça Sílvio Romero (no 161/163), está a Casa do Papel de Parede, famosa por estar sempre antenada com as tendências internacionais e oferecer opções de decoração com bom gosto e estilo.

... na Vila Carrão
Se o Tatuapé tem suas tradições, o bairro de Vila Carrão não fica pra trás. Conhecido por sua colonização japonesa, fica fácil perceber quando saímos do movimentado ‘caminho de tatus’ e entramos na pacata e acolhedora região que mistura os costumes orientais com os hábitos brasileiros mais cativantes. O bairro recebe todos os anos a Festa Okinawa que chega em sua 15ª edição nos dias 19 e 20 de agosto. O evento, que conta com apresentações tradicionais japonesas, palestras, workshops e praça de alimentação, acontece na Praça Haroldo Daltro e tem entrada gratuita. A avenida de maior destaque é, sem dúvida, a Conselheiro Carrão, que abriga comércios familiares, grandes franquias e produtos e serviços para quem não quer sair do bairro para encontrar bons profissionais e itens de qualidade.

O no 2451 é conhecido dos moradores do bairro pois trabalha com marcas famosas de roupas como Calvin Klein, Dudalina, Colcci, Acostamento, Ilícito, Raphy, Highstil. Linha íntima Liz, Hope, Lupo, Zorba. Além disso, o Ceima Modas tem a tradição de atender com qualidade e oferecer peças de bom gosto desde 1980, além de descontos imperdíveis. Mais do que se vestir bem, quem frequenta essa famosa avenida também encontra produtos naturais para uma alimentação saudável e balanceada. Tudo isso no no 2301, na Nação dos Grãos, que oferece especiarias, grãos, sementes, farináceos, doces, aminoácidos e proteínas, tudo a granel. E se você, assim como a equipe da Definitiva Odontologia, faz questão de procurar mais motivos para sorrir, pode encontrar no no 2309, odontologistas preparados para cuidar com profissionalismo do seu maior cartão de visitas, os dentes!

Quando o assunto é nutrição, os consultores Herbalife podem auxiliar aqueles que buscam mais qualidade de vida e controle de peso. Luciano e Joyce ficam localizados próximo ao Largo do Carrão e Thais e Nathalia, entre as Ruas Dentista Barreto e Evangelina. Opções para cuidar da saúde e bem-estar não faltam na famosa avenida da Vila Carrão. No no 2258, por exemplo, o Centro Estético Levitá oferece serviços de estética e beleza capazes de deixar a sua autoestima nas nuvens! Ainda nesse endereço, está localizada a Marine Odontologia que promete ajudar os clientes a melhorar suas selfies devolvendo a eles a liberdade para sorrir, sem se preocupar com a estética ou a saúde bucal.

... no coração da Mooca
E, se a Vila Carrão mantém viva sua tradicional herança oriental, a Mooca é o reduto italiano mais gostoso de São Paulo. Mas nem só de pizza e macarrão vive a avenida mais movimentada do bairro, a Paes de Barros. Além de opções culturais como o Teatro Arthur Azevedo e esportivas como o Clube Atlético Juventus, profissionais qualificados são referência na região. É o caso da podóloga Eva que atende com carinho e dedicação no no 539. Na loja de brinquedos educativos Azul e Rosa (no 766), a criatividade é o combustível para o sucesso de brinquedos que não usam a tecnologia enquanto estimulam a imaginação das crianças, contando com opções para todas as idades.

Quando o assunto é decoração, essa avenida também é referência na região. Lojas como a Innovati (no 1780) que oferece as melhores opções de móveis para ambientes corporativos, e a Paper Land (no 57) que atua com excelência quando o assunto é papel de parede seja para sua casa ou escritório, são alguns exemplos de que decorar ou mobiliar ficam muito mais fáceis quando se conta com empresas de qualidade.
Divulgação
Divulgação