Edição 307 | Junho/17

Home/ Revista/ Edição 307/ Festas


Clique para ver a versão impressa [+]
06/07/2017 15:42

Pula a fogueira ia ia...

Temporada de festas juninas e julinas pede pratos típicos deliciosos, muita dança e animação. Confira também dicas para não sair da dieta, como decorar a casa para a ocasião e várias receitas para deixar o seu ‘arraiá’ ainda mais gostoso

Divulgação
Brigadeiro de Paçoca

Ingredientes:
3 latas de leite condensado;
1/2 caixa de creme de leite;
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
6 unidades de paçoca;
10 unidades de pé-de-moleque;
forminhas de papel.

Modo de fazer:
Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e a paçoca esfarelada. Cozinhe em fogo baixo até soltar do fundo da panela (de 25 a 30 minutos) – o brigadeiro de paçoquinha tem o mesmo ponto do tradicional. Deixe esfriar. Triture o pé-de-moleque. Faça bolinhas com o brigadeiro de paçoca. Passe as bolinhas de brigadeiro com paçoca no pé de moleque triturado. Sirva o brigadeiro gourmet de paçoca nas forminhas.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 100 porções
Fonte: Yoki

Arroz doce sem lactose

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz;
1 pau de canela;
5 cravos;
1 xícara (chá) de SupraSoy sem Lactose Original dissolvida em 1L de água;
1 ½ xícara (chá) de açúcar; cascas de uma laranja (sem a parte branca); canela em pó.

Modo de fazer:
Coloque o arroz com 1L de água, canela e cravos em uma panela grande. Cozinhe em fogo alto até ferver, tampe, e deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar. Acrescente SupraSoy dissolvido, açúcar e raspas de laranja. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, com a panela semitampada até o arroz ficar cremoso. Despeje o arroz em potinhos e polvilhe canela em pó por cima na hora de servir. Pode ser comido quente ou frio.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 12 porções
Fonte: Suprasoy

Caldinho de feijão

Ingredientes:
½ kg de feijão;
2 col. de sopa de bacon em cubos;
2 col. de sopa de linguiça calabresa em cubos;
500g de conchinha Adria.
Para a farofa:
½ embalagem de biscoito Crackers Adria;
2 col. de sopa de azeite;
2 dentes de alho picados;
sal, pimenta dedo de moça e salsinha a gosto.

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o feijão cozido e temperado, passe pela peneira e acrescente água até obter 2 e ½ litros de caldinho. Reserve. Numa panela grande, acrescente o bacon e a linguiça calabresa e deixe fritar. Junte o caldinho e a massa e deixe cozinhar até que fique al dente. Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa. Aqueça o azeite e refogue os dentes de alho. Acrescente a farofa de biscoito, a pimenta e a salsinha e deixe fritar por 2 minutos. Retire o caldinho de feijão do fogo e sirva imediatamente polvilhado com a farofa de biscoito.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 8 porções
Fonte: Adria

Canjica Diet

Ingredientes:
3 xíc. de milho-branco seco para canjica;
6 xíc. de leite desnatado;
1 a 3 paus de canela;
casca de limão;
3 col. de sopa de adoçante em pó de forno e fogão;
3 col. de chá de canela em pó.

Modo de fazer: Deixe o milho de molho com bastante água durante uma noite. Escorra. Em uma panela, complete com água até cobrir. Cozinhe em fogo brando até ficar levemente amolecido, por cerca de 30 minutos. Adicione a metade do leite, a canela e a casca de limão. Cozinhe em fogo brando até engrossar. Acrescente o restante do leite misturado com o adoçante. Ferva por 5 minutos. Descarte a casca de limão. Sirva quente e polvilhe canela a gosto.
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 12 porções
Fonte: Vigilantes do Peso

O amendoim é fonte de vitamina E, e um excelente antioxidante, com ação preventiva no envelhecimento precoce, contém ferro e ácido fólico, ambos essenciais na dieta de gestantes para a boa formação do bebê
Luana Simões - nutricionista da Clínica Integrada Santo Expedito

E os dentes?
As festas juninas e julinas são cheias de tentações culinárias que podem causar danos à saúde da boca. Para aproveitar o cardápio da temporada sem tantos riscos, confira as dicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
1 – Evite o consumo exagerado de doces. O excesso de açúcar é um dos principais causadores da cárie. Ela ocorre quando há a colonização de bactérias que metabolizam os carboidratos, produzindo ácidos orgânicos e a diminuição do pH da boca.
2 – Prefira água e sucos naturais ao invés de refrigerantes. Aumente o consumo de água que, além de ser mais saudável, estimula a produção da saliva e é essencial para a saúde da boca.
3 – Ingestão de bebidas alcoólicas com cautela. O álcool presente no quentão e no vinho quente, aumenta a acidez na boca e reduz a produção de saliva, além de contribuir para o mau hálito! É ainda um dos fatores de risco de doenças como o Câncer da cavidade oral.
4 – Usa aparelho? Evite os alimentos que podem danificá-lo. A maçã do amor e o pé de moleque recebem uma camada generosa de açúcar cristalizado e a textura endurecida pode quebrar os braquetes. Até mesmo quem não usa aparelho deve ser cauteloso na hora de mastigar esses alimentos. Já o milho é ótimo para grudar nos vãos dos dentes e quem usa aparelho terá muito mais dificuldade em removê-lo. A dica é retirar os grãos da espiga com uma faca e consumir com moderação.

O pinhão é rico em fibras e minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Possui também ácidos graxos como ômega 6 e 9. Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em águaEtelma Maria Mendes Rosa, nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro)
Etelma Maria Mendes Rosa, nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro)

Festa em casa
Confira as dicas da Suvinil para deixar sua casa no clima das festas juninas e julinas
*Para combinar com o clima frio dessa época do ano, o laranja e o vermelho são cores quentes, que refletem alegria. Por serem mais vibrantes, estas tonalidades promovem maior integração entre as pessoas e são alternativas para a sala e a cozinha. 
*Tonalidades terrosas e neutras também podem dar um ar mais rústico para a decoração da casa. Elas transmitem aconchego e são indicadas para aqueles cantinhos criados para relaxar.
*Para decorar o quarto infantil ou uma brinquedoteca, que pedem alegria e energia, o colorido presente nas bandeirinhas e nas vestimentas dos casais da quadrilha são inspirações para as paredes.

Divulgação
Divulgação