Edição 304 | 2017

Home/ Revista/ Edição 304/ Melhor Idade


Clique para ver a versão impressa [+]
30/03/2017 12:05

Independência tecnológica

Escola de informática Pró-Soluta promete ensinar a Melhor Idade a superar os desafios impostos pelo avanço da tecnologia, de forma individualizada e com muito carinho

Lidar com os meios eletrônicos, a internet e os avançados smartphones e tablets pode ser um desafio para quem se aproxima ou já ultrapassou os 60 anos de idade. Sem contato com esses aparelhos ou com a rede mundial de computadores durante a juventude, essa parcela da população enfrenta hoje o desafio de se adaptar às mudanças geradas pelo avanço da tecnologia e, muitas vezes, precisam de auxílio na hora de manipular um telefone ou usar o computador.

A diretora da Escola Pró-Soluta que oferece cursos de informática para a Terceira Idade, Fernanda Silva, explica que muitas pessoas da Melhor Idade ficam inseguras e até sentem medo ao se deparar com novos aparelhos tecnológicos. “Eles acreditam que é extremamente difícil lidar com eles, por isso, dependem sempre de alguém para auxiliá-los, e esta é a primeira grande dificuldade, pois nem sempre encontram pessoas disponíveis para ajudá-los sejam eles amigos, familiares, chefes, funcionários e até mesmo profissionais da área tecnológica. Outra grande dificuldade desse público é encontrar um lugar onde possam aprender de forma individual e que respeite o tempo de aprendizagem de cada um, com professores pacientes e atenciosos”, detalha.

E, foi exatamente pelo medo que sentia de ‘quebrar’ o computador ou mesmo explorar as funções do telefone que Marlene de Oliveira Pulastro, 67, procurou a Pró-Soluta. “Mesmo minha filha incentivando que eu ligasse o computador, eu tinha medo de quebrá-lo. Sempre que eu queria saber mais sobre algum show ou peça cultural que havia escutado falar, tinha que esperar minha filha chegar em casa e pedir para que ela obtivesse as informações que eu precisava, eu sentia que a atrapalhava às vezes. Hoje, depois do curso me sinto mais confiante. Tenho WhatsApp, sei usar o GPS e fazer minhas buscas na internet sem o auxílio de alguém”.

Idosos na rede
Os principais interesses dessa faixa etária são as redes sociais, onde querem encontrar amigos de longa data e manter contato com seu familiares, rever vídeos de artistas de seu tempo, navegar na internet a procura de assuntos como artesanato ou novas receitas e até mesmo evitar altos custos para falar com amigos e parentes distantes. “Foi buscando ajudar a Melhor Idade e para mostrar que o celular não é um bicho de sete cabeças que criamos a Oficina de Inclusão Digital. Nela, eles aprendem um pouco das facilidades que o seu novo celular pode trazer para o dia-a-dia, desde colocar um alarme para despertar à enviar uma foto de algum passeio a familiares distantes utilizando o WhatsApp, organizar seus contatos, ver vídeos no youtube, pesquisas no Google e muito mais”, explica Fernanda.

O curso é gratuito e a inscrição é feita por telefone (2295.5341). A escola também oferece outros cursos mais extensos para quem quer se aprofundar. “Temos um plano especializado para a Terceira Idade, com aulas que respeitam o ritmo de cada um. Neste plano disponibilizamos recursos para o uso doméstico de Windows, Internet, Facebook e Word, mas temos uma gama com mais de 30 cursos de informática e profissionalizantes para todas as idades, enfatiza a Diretora da escola.

Para Marlene, que já fez o curso completo, foram os professores  da Pró-Soluta que lhe passaram a confiança que precisava para se sentir independente diante de aparelhos e sistemas que se atualizam diariamente. “Fui até a escola por indicação de uma amiga e já levei outros conhecidos. Indico o curso e as oficinas pois os professores são atenciosos, tratam os alunos com muito carinho e, o principal, respeitam o ritmo de cada aluno. Além disso, cada um tem o seu computador e o ambiente descontraído e acolhedor me proporcionou não só momentos de alegria como também novas amizades e contatos”, finaliza.

Pró-Soluta 
Oficina de Inclusão Digital - Grátis
e outros cursos de informática
R. Trapicheiro, 257
F: 2295.5341 / 2295.2324