Edição 267 | 2014

Home/ Revista/ Edição 267/ Informática


Clique para ver a versão impressa [+]
12/02/2014 12:28

Conexão segura

Descubra os riscos em utilizar redes wi-fi gratuitas e saiba como se prevenir


No ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo e consequentemente um significativo aumento no número de pessoas em movimento pelo País, eis que um novo problema surge: “como ficar online enquanto estou no caminho destes eventos?”. O pesquisador de ameaças da Trend Micro, Fernando Mercês, alerta para os riscos de se utilizar wi-fi gratuito em lugares desconhecidos.

Muitos viajantes esperam encontrar o wi-fi como parte de suas viagens – seja no aeroporto, no ar, no hotel ou em atrações turísticas. Um estudo deste ano mostrou que 64% dos hotéis no mundo oferecem algum tipo de wi-fi gratuita. Para alguns voos de “porta em porta”, o acesso wi-fi está agora disponível assegurando que o usuário nunca precise ficar offline.

Infelizmente, há um grande problema. O wi-fi oferecido aos viajantes é frequentemente aberto. Isso significa que é totalmente inseguro contra qualquer ataque. Para um invasor, é trivial capturar o tráfego de um ponto de acesso aberto, ou ainda, fazer um ponto falso e conduzir pessoas para lá. O Acesso Protegido a Wi-fi (WPA) pode prevenir os outros de verem seu tráfego, mas somente se o ponto de acesso for configurado para isso.

Perigo na rede
Mesmo redes seguras - quando oferecidas - não são garantia de proteção. É possível se conectar a um ponto de acesso falso com o mesmo nome e senha da rede verdadeira. E criar um ponto falso é fácil, se a senha é conhecida, qualquer um pode duplicar a rede. Mesmo se utilizar a rede verdadeira, os ‘atacantes’ podem estar na mesma rede que você. “Estar seguro em qualquer rede com outras pessoas não confiáveis é muito difícil”, alega.

Então, como é possível ficar seguro em uma rede wi-fi gratuita? Utilizando uma rede virtual privada (VPN). As VPNs têm usualmente sido a retaguarda de viajantes de negócios que querem se conectar com suas empresas tranquilamente. Elas representam uma forma relativamente segura de proteger a conexão wi-fi de ataques. Há muitos serviços de VPN respeitáveis pagos e gratuitos e, mesmo os pagos, não são particularmente caros. Se comparado com as consequências de ter uma conta comprometida, tais serviços são uma barganha.

Dado o quanto da vida digital atual está em nossos dispositivos móveis, é uma ótima ideia protegê-los ao máximo. Como uma rede wi-fi gratuita é fundamentalmente insegura e cada vez mais sob riscos de ataques, os usuários que se preocupam com sua privacidade e segurança devem usar VPN para proteger seu tráfego de rede.