Edição 267 | 2014

Home/ Revista/ Edição 267/ Gastronomia


Clique para ver a versão impressa [+]
12/02/2014 10:13 - Atualizado em 12/02/2014 10:14

Receitas entre amigos

Faça parte da primeira rede social especializada em Gastronomia, a Pip.pe


A propagação do uso das redes sociais no País vem criando ferramentas cada vez mais segmentadas para aproximar via internet os indivíduos com interesses em comum. Uma destas criações é o Pip.pe, uma rede social de gastronomia que busca integrar pessoas interessadas em dividir receitas, além de compartilharem dicas de cozinha.

Lançada em novembro do ano passado, em Santa Catarina, a rede já conta com mais de 50 mil usuários e 30 mil curtidas no Facebook e vem se popularizando junto ao público especializado de chefs de cozinha e blogueiros, além dos amantes da cozinha espalhados pelo mundo.

Publique suas favoritas
Aproveitando-se do hábito já consolidado das pessoas em publicar fotos e comentários sobre suas refeições em outras redes sociais, o Pip.pe criou uma plataforma específica para organizar e potencializar a visibilidade destas postagens, com espaço para fotos, receitas e o ordenamento delas em categorias de bebidas, doces e salgados. O resultado é um rico acervo de receitas que cresce a cada dia pela mão dos milhares de ‘mestres cucas’ de diversas procedências que contribuem com as suas criações culinárias.

Mercado promissor
A estratégia de reunir cidadãos dentro de um interesse com tantas possibilidades é a aposta dos idealizadores do Pip.pe para o crescimento do site, que é o primeiro do gênero no mundo. “As redes sociais tradicionais não foram formatadas para a postagem de receitas e elas acabam se perdendo na timeline dos usuários”, explica o empresário Guido Jackson, que criou o Pip.pe em sociedade com Rodrigo Boscani de Freitas e Thomaz Palma Santos.

Dentro das perspectivas interativas do Pip.pe, além de exibirem as suas receitas culinárias para os colegas, os usuários são estimulados a curtir, comentar e compartilhar as informações em rede, criando um ambiente propício para que eles se relacionem e se organizem dentro de interesses específicos – com a criação de eventos, jantares e confrarias.

Atualmente o perfil do público cadastrado no site revela-se predominantemente feminino, com idade entre 25 e 44 anos. Atentos ao potencial de publicidade dirigida para anunciantes do setor, que podem viabilizar o site financeiramente, a expectativa dos criadores do projeto é atingir a marca de 1 milhão de usuários nos próximos seis meses.

Ao lado, confira uma receita da rede social e coloque a mão na massa para preparar um jantar especial ou fugir do tradicional arroz e feijão do almoço. Bom apetite! O nosso portal também disponibiliza um espaço especial para os amantes da culinária com receitas que vão mudar o sabor do seu dia a dia, para conhecer acesse: www.revistain.com.br/culinaria.

Receita:
Pernil de Cordeiro e purê de feijão

Ingredientes
1 pernil de cordeiro (1,5kg aprox); 2 copos de vinho branco seco; 8 dentes de alho; ramos de alecrim; 20g de adobo; 2 limões sicilianos; 2 bergamotas; 20ml de azeite de oliva; 500g de feijão branco; 1 colher de manteiga; 1/2 cebola; sal e pimenta a gosto; 2 cravos (opcional).

Modo de preparo
Para o cordeiro: retire o excesso de gordura do pernil, faça pequenas incisões e insira 6 dentes de alho com casca, tempere com sal, pimenta, alecrim e o restante do alho picado, coloque em um saco plástico com o vinho e deixe marinando por 12 horas. Retire da geladeira, coloque o pernil com os líquidos e temperos em uma forma, cubra com papel alumínio e asse em 200ºC por 1h20, retire o papel alumínio e asse por mais 40 min regando com os líquidos até a carne ficar bem corada. Regue com o molho abaixo.

Preparo do Chimichurri de inverno: Misture o adobo, o suco dos limões e bergamotas, acrescente o azeite de oliva e finalize com sal e pimenta a gosto.

Para o purê: deixe o feijão de molho na véspera, cozinhe-o com sal, cebola, ramos de alecrim e os cravos até que esteja bem cozido, passando um pouco do ponto. Retire os cravos, a cebola e o alecrim, bata o feijão no liquidificador, você obterá um creme espesso, caso seja necessário acrescente um pouco do líquido do cozimento. Na hora de servir coloque a manteiga em uma frigideira, acrescente o feijão, mexa e sirva decorado com alecrim fresco.

Para conhecer, acesse: www.pip.pe
www.facebook.com/PiPeuquero
Twitter: @Pip_eu_quero