Edição 267 | 2014

Home/ Revista/ Edição 267/ Educação


Clique para ver a versão impressa [+]
12/02/2014 10:02 - Atualizado em 12/02/2014 10:03

O primeiro dia de aula

Pais aflitos precisam lidar com os principais dilemas de deixar os filhos na escola



O período de volta às aulas pode causar temor nos pais de ‘primeira viagem’ que sentem um misto de emoções com uma nova rotina familiar. Saber como se comportar nesse momento e passar a segurança necessária para a criança tornam-se grandes desafios.  

A especialista em comportamento humano, Andrea Deis, explica que nesta fase surgem inúmeras preocupações com a nova escola, em como o filho vai se adaptar, entre outras questões que podem gerar conflitos.

“É importante que o pai e a mãe gerem autonomia nos seus filhos e terão um adulto confiante, realizado, com a autoestima elevada. Basta acreditar mais no filho e oferecer liberdade com responsabilidade”, ressalta.

Confiança para os pequenos
De acordo com Andrea, é fundamental desenvolver em nós e em nossas crianças as seis virtudes que fazem parte da natureza humana. São elas:  sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência. “Já dizia Platão: as virtudes são um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa”, alega.

Estes são “ingredientes psicológicos” (processos, mecanismos) que definem as virtudes. Em outras palavras, são rotas que podemos distinguir para manifestá-las. “Vamos ressaltar as forças de caráter dos nossos filhos, acreditar e desenvolver juntos, respeitando os sonhos e os limites”.

Boa educação
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, não aprender valores é o principal problema identificado pela juventude hoje. “Vamos acreditar no que estamos construindo, gerar autonomia, seres humanos criativos, livres, independentes, começando pelas crianças. Muitas são as teorias, mas precisamos aplicar não só na escola, mas também em casa, na família, no trabalho, ser o espelho que esperamos encontrar do outro lado”, finaliza Andrea.