Edição 267 | 2014

Home/ Revista/ Edição 267/ Bem-viver


Clique para ver a versão impressa [+]
12/02/2014 12:36

Homens

Confira as dicas de saúde e beleza para manter a autoestima masculina




A calvície é um verdadeiro pesadelo para os homens, isso acontece por causa da Testosterona que, ao atingir a raiz do cabelo, sofre a ação de uma enzima. Sendo assim, o cabelo fica mais fino e seu crescimento mais vagaroso. Mas não é preciso entrar em pânico, já é possível realizar tratamentos com medicamentos que retardam a queda e também há transplantes capilares.

Garantir uma alimentação saudável é fundamental para a saúde e o bem-estar. O tomate é um grande aliado para prevenir o Câncer de próstata e combater as infecções, já que possui licopeno, um antioxidante que também é ótimo para o sistema cardiovascular. As vitaminas A (vegetais verdes, amarelos e laranjas), C (brócolis e frutas cítricas), E (grãos integrais, nozes e sementes), e substâncias como carotenóides (folhas verdes), flavonóides (maçãs e vinho tinto) e selênio (carnes e peixes), auxiliam na prevenção de doenças cardíacas.

Uma das maiores preocupações dos homens em relação à estética é a famosa barriguinha de chope. A gordura visceral não é só um problema que mexe com a vaidade, mas também aumenta o risco de Osteoporose, doença cardíaca, Hipertensão e Diabetes. Por isso, é fundamental realizar exercícios físicos e ter uma boa alimentação.

O ronco costuma tirar o sono de muita gente. A solução desse problema pode estar na terapia miofuncional. Acontece que a flacidez de língua e  pescoço está associada à piora do ronco e os exercícios faciais trabalham os músculos orofaríngeos, o que ocasiona uma melhora significativa. Para diminuir o ronco, a dica é dormir de lado, pois favorece a respiração nasal.

Para os homens que desejam eliminar as marcas de expressão, mas não querem passar por intervenções invasivas como cirurgia plástica e aplicação de Botox, a solução pode estar na Fonoaudiologia Estética Facial. De acordo com a fonoaudióloga Valesca Resende, os fatores que causam as marcas de envelhecimento são alterações no padrão mastigatório e a contração exagerada dos músculos faciais. O tratamento é realizado através de exercícios que ajudam a trabalhar esses músculos da maneira correta.