Edição 267 | 2014

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12/02/2014 10:55

Fios mais fortes

Saiba quais os principais vilões da queda de cabelo e aprenda a combatê-los



Se a queda de cabelo é um problema frequente e está trazendo prejuízos para o psicológico (autoestima) e a saúde do indivíduo, é preciso averiguar quais os fatores que podem estar colaborando para este mal. Em fases da vida de maior estresse, nota-se uma queda brusca de fios, mas, outros motivos, aparentemente inofensivos, podem ocasionar o transtorno.

É normal perder cerca de 100 fios de cabelo diariamente. A queda faz parte do ciclo de renovação do cabelo. Se ela é maior, é preciso investigar as causas, que podem estar em uma alimentação desequilibrada ou até em pequenos hábitos diários.

Confira abaixo quais os hábitos que podem aumentar a queda de cabelo e veja dicas para ingerir alimentos que garantem a saúde dos fios.

Maus hábitos
O especialista da AE Skin Center, Erick Omar, aponta as principais causas da queda de cabelo:

Secador - O problema são as altas temperaturas que podem queimar o couro cabeludo e roubar água dos fios, deixando-os ressecados e suscetíveis à quebra.
Rabo de cavalo - O penteado pode levar a um tipo de perda de cabelo chamada alopécia por tração.
Megahair - A técnica costuma arrancar os fios de cabelo pela raiz, gerando espaços sem fios no couro cabeludo.
Químicas - Fórmulas com tonalizantes, tintas e xampus podem provocar quedas temporárias e por vezes definitivas.
Estresse - Alterações hormonais provocadas pelo estresse causam queda acentuada de cabelo.
Alimentação desequilibrada - Regimes rígidos demais e dietas desequilibradas podem levar à queda de cabelo.
Dormir de cabelo molhado - O hábito pode acelerar o processo de queda dos fios e fazer mal à saúde do couro cabeludo.

Dieta capilar
A nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Vigilância Sanitária de Alimentos, Rita de Cássia Leite Novais, ensina o que comer para garantir a saúde das madeixas.

Vitamina C: presente em frutas cítricas e tomate, é um antioxidante importante para o organismo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios;

Vitamina A: controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego, cenoura, mamão, abóbora e acelga.

Vitaminas do complexo B: auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios estando presentes nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, legumes, grãos e nozes, cereais, ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.

Zinco, Cobre, Ferro, Iodo, Selênio: ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e são encontrados principalmente em: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros.

Vitamina F: sua carência causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa. Estão presentes no abacate, azeite, sementes de linhaça, sementes oleaginosas e peixes gordos, como salmão, atum e sardinha.

Cálcio: Está presente nos óleos vegetais (amendoim, linhaça, girassol), amêndoas e abacate, algas, leite e derivados, agrião, salsa, beterraba, brócolis, couve e vegetais verde-escuros.

Biotina: altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Suas fontes são carnes, gema de ovos, leite, peixes e nozes.