Edição 260 | 2013

Home/ Revista/ Edição 260/ Bem-viver


Clique para ver a versão impressa [+]
05/07/2013 12:21

Colesterol

Entenda todos os malefícios que o excesso de gordura pode causar ao seu organismo


O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a diminuir o colesterol ‘ruim’ (LDL) e consequentemente aumenta o ‘bom’ (HDL) . Uma boa opção é substituir o óleo de cozinha pelo azeite, pois ele não satura facilmente em altas temperaturas. Apenas uma colher por dia é o suficiente para aumentar o colesterol HDL.



A castanha de caju tem grande concentração de aminoácidos que estimulam o aumento dos níveis de colesterol ‘bom’, e reduz o colesterol ‘ruim’. Rica em proteínas e fibras, ela também combate o envelhecimento. O ideal é consumir uma castanha de caju diariamente.

O colesterol também pode afetar a saúde bucal. O LDL pode causar doenças cardiovasculares, assim como cáries, inflamações e infecções na gengiva. A ingestão de frituras e gorduras aumenta o colesterol e causa diversos males à saúde. Por isso, é importante ter uma boa alimentação e cuidar da higiene bucal.

 
A azeitona tem alto teor de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a combater o nível de colesterol ‘ruim’ no sangue. O ideal é consumir em média de cinco a sete azeitonas por dia.