Edição 256 | 2013

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06/03/2013 15:17

Com o mouse nas mãos

Pesquisa revela que a classe C é quem dita o futuro da internet brasileira


 
A classe C está com o poder nas mãos. É o que revela um levantamento do instituto de pesquisa Data Popular. Ele aponta ainda que devido ao seu expressivo crescimento, com quase 103 milhões de pessoas, essa fatia da população é responsável hoje por 78% do que é comprado em supermercados, 60% das mulheres que vão a salões de beleza, 70% dos cartões de crédito no Brasil e 80% das pessoas que acessam a internet. 

“Estes números apontam a constante transformação da sociedade e quebra o mito de que a internet estava elitizada apenas para as classes A e B. A chegada desses e-consumidores ao mercado online desafia as agências de publicidade a se adaptarem rapidamente aos gostos e costumes do público que já é maioria na web”, explica a presidente da One, agência especializada em marketing digital, Michelle Matsumoto.

Quem são eles
De acordo com o e-bit, 61% da classe C já domina as compras nos mais de 3,4 mil sites de vendas online, e os motivos que os fazem optar pelo comércio eletrônico são os mais variados, como comodidade, praticidade, parcelamento e preços mais acessíveis. Este cenário demonstra o quanto a web está cada vez mais democrática e que a nova classe C está em alta.

Conhecer esse público, se adaptar aos seus hábitos e ter com ele um grau de familiaridade se tornaram pontos estratégicos das empresas de comunicação, o que força uma nova abordagem de mensagens publicitárias, na qual a classe C esteja, como sites de notícias, redes sociais e até mesmo canais de vídeos, como o Youtube.

Novo público alvo
Atualmente quem dita as regras nesse mercado e suas principais tendências é capaz também de impactar vários setores da economia. Os noticiários online, por exemplo, estão focados na ‘massa’ e têm se adaptado ao seu comportamento. Do mesmo modo, segue o e-commerce, já que o crescimento da classe C reflete diretamente neste segmento.

“A classe C inova o trabalho, aponta desafios e já apresenta resultados significantes para as empresas que trabalham no ambiente online. Este grupo não pode ser ignorado, pelo contrário, fidelizá-los e atrai-los com os mais diversos conteúdos em multiplataformas se faz necessário. O investimento em  publicidade nas mídias sociais e o trabalho de engajamento com este público, torna-se uma ótima oportunidade para ampliar cada vez mais o relacionamento de grandes marcas com os consumidores”, recomenda. Sua empresa está preparada?