Edição 256 | 2013

Home/ Revista/ Edição 256/ Esporte


Clique para ver a versão impressa [+]
06/03/2013 12:23

Futebol australiano

Conheça o esporte que une agilidade, força e brutalidade


O brasileiro O´Brien é uma das estrelas do esporte australiano

Mais conhecido como “Aussie Rules” ou “Footy”, o esporte é uma paixão em seu país de origem. O público é maior se comparado ao futebol convencional e multidões invadem o campo no final da partida. Esse é o futebol australiano, uma mistura de rúgbi com futebol americano, criado há mais de 150 anos na cidade de Melbourne. Hoje, a principal competição é a AFL - Australian Football League, que conta com a participação de 18 equipes.

O atleta precisa ser forte, ágil e habilidoso, pois o jogo exige velocidade e preparação física. No futebol australiano o contato físico é intenso, já que os jogadores buscam a bola agressivamente e constantemente se chocam. Algumas regras se assemelham a outros esportes, como no caso de não ser permitido atingir jogadores sem a bola. Nesse caso, uma vez com a bola, é proibido acertar acima dos ombros e abaixo dos joelhos. É comum acontecerem brigas durante a partida, porém ninguém é expulso e apesar de ser violento, os praticantes não utilizam equipamentos de proteção.

O futebol australiano conquistou fãs em diversos países, tanto que no ano de 2002 foi realizada a primeira AFL International Cup. O campeonato, que passou a ser trimestral, é disputado por países como Canadá, Estados Unidos, Japão e Inglaterra. A próxima competição será realizada na Austrália, em 2014.

Entenda o jogo
Ele é disputado por duas equipes com 18 jogadores em campo e quatro reservas, sem limites de substituição. Cada partida tem um período de quatro tempos, com 20 minutos cada, e vence quem fizer a maior pontuação.

Não se pode correr com a bola em mãos por mais de 15 metros. Ao atingir essa distância, o jogador tem que bater a bola no chão, fazer um passe ou chutá-la. O Goal, que é feito passando a bola entre as traves centrais sem encostar em nenhum outro jogador no trajeto, vale seis pontos. E o Behind, que vale um ponto, é conquistado quando a bola passa entre as traves laterais.

Gingado tupiniquim
No Brasil, o esporte é pouco conhecido, porém um de nossos conterrâneos domina os gramados. Harry O´Brien joga na defesa do time Collingwood Football Club. Nascido em Madureira, o jogador chegou ainda criança na Austrália. Começou a jogar futebol para se adaptar à cultura e fazer amizades e tornou-se jogador profissional. Hoje, atua em um dos principais times da Australian Football League e também é conhecido por ‘bater um bolão’ fora de campo com o trabalho que faz contra a desigualdade social.