Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Tripadvisor lança ecolíderes n...

Tripadvisor lança ecolíderes no Brasil para ajudar viajantes a fazer escolhas mais sustentáveis

Publicada em : 19/12/2014

Brasileiro é o turista mais propenso a considerar meios de hospedagem ecológicos em suas próximas viagens


TripAdvisor® anunciou este mês o lançamento do programa EcoLíderes em todos os países da América do Sul, América Central e Caribe, com o objetivo de ajudar viajantes a planejar viagens mais sustentáveis, destacando hotéis e pousadas que adotam práticas ecológicas. Ao todo, mais de 7.600 estabelecimentos em todo o mundo já foram certificados.

Desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os hotéis e pousadas qualificados recebem o selo EcoLíderes com base nas práticas sustentáveis implantadas no estabelecimento.

Uma pesquisa recente¹ desenvolvida pelo TripAdvisor revelou que 74% dos viajantes brasileiros pensam em fazer escolhas ecológicas em suas próximas férias – maior índice entre todos os países pesquisados como Espanha, EUA, Itália, Reino Unido, França e Alemanha. Mas, apesar do interesse nesse tema, 71% acham muito difícil obter essas informações ao planejar uma viagem e mais da metade acredita que as hospedagens não fornecem dados claros sobre quais medidas implementam. A pesquisa também apontou que mais de quatro em cada cinco usuários (83%) têm interesse em ler os comentários de outros viajantes no TripAdvisor sobre medidas de sustentabilidade.

“Sabemos que muitos viajantes querem saber mais sobre as opções ecológicas que eles podem escolher durante as férias, mas nem sempre sabem onde encontrar essas informações. O que torna o programa TripAdvisor EcoLíderes tão útil é que agora estamos oferecendo aos viajantes uma forma fácil de comparar as práticas ecológicas dos hotéis por meio das milhares de avaliações que já estão disponíveis no site”, afirma Jenny Rushmore, diretora do departamento de Viagens Responsáveis do TripAdvisor.

Como funciona o TripAdvisor EcoLíderes

Os viajantes podem filtrar sua busca no TripAdvisor para encontrar com mais facilidade os hotéis participantes do programa EcoLíderes e assim visualizar uma lista detalhada de práticas ecológicas das acomodações cadastradas. Os usuários também serão encorajados a comentar sobre essas práticas após uma estada em um desses estabelecimentos. O comentário será também exibido no site para a referência de outros viajantes. 

O programa EcoLíderes classifica essas propriedades em quatro níveis de participação – Bronze, Prata, Ouro e Platina –, que serão exibidos com destaque na lista de hospedagens cadastradas no TripAdvisor. Uma lista abrangente de práticas ecológicas é avaliada, desde reuso de roupas de cama e toalhas, reciclagem e compostagem, até uso de painéis solares e estações de recarga para carros elétricos.

Lançado inicialmente nos Estados Unidos em abril de 2013, o TripAdvisor EcoLíderes é o maior projeto de sustentabilidade voltado para hotéis. As hospedagens participantes variam desde estabelecimentos independentes de pequeno porte a grandes marcas multinacionais, incluindo Marriott International, Hilton Worldwide, Accor Hotels e Best Western. Durante 2014, o selo EcoLíderes foi lançado em outros 21 mercados como Reino Unido e Irlanda, Alemanha, França, Itália, Espanha, Austrália e Nova Zelândia.

“Mais de 1.500 estabelecimentos em nosso portfólio global contam com o status EcoLíder do TripAdvisor e acredito que muitos outros ganharão essa certificação na medida em que esse programa se expandir para o Caribe, a América Central e América do Sul", afirmou Denise Naguib, vice-presidente de Sustentabilidade e Diversidade de fornecedores da Marriott International. "Os hóspedes querem contribuir para a conservação e preservação do meio ambiente e essa ferramenta ajudará esses viajantes a planejar e reservar suas próximas viagens de uma forma mais sustentável.”

Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo Sustentável da Rainforest Alliance, também comenta sobre esse lançamento: “não é nenhum segredo que os viajantes estão se tornando cada vez mais responsáveis em termos ambientais e interessados em escolher estabelecimentos que implementem o maior número possível de práticas ecológicas. Essa ação do TripAdvisor permite isso e muito mais – não somente mostrando aos seus usuários um amplo leque de estabelecimentos para escolha, incluindo hotéis certificados pela Rainforest Alliance na América Latina, mas também motivando esses lugares a buscarem formas de reduzir seu impacto ambiental e se tornarem mais eficientes nesse sentido”.

Os viajantes podem obter informações adicionais sobre o programa TripAdvisor EcoLíderes em http://www.tripadvisor.com.br/GreenLeaders. As empresas interessadas em se inscrever no programa podem acessar green.tripadvisor.com.br para obter mais informações.

¹Metodologia: A pesquisa foi realizada entre 1.026 usuários brasileiros do TripAdvisor de 13 a 24 de novembro de 2014.

Fonte:Edelman Significa