Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Festa de São Martinho celebra ...

Festa de São Martinho celebra tradição portuguesa no interior de São Paulo

Publicada em : 18/11/2014

Seguindo a tradição portuguesa que celebra a bonança da safra, o vinho novo é provado e castanhas portuguesas são assadas


A Festa de São Martinho é uma das principais celebrações em Portugal. É a data em que o vinho novo é provado e castanhas portuguesas são assadas em brasas. Em São Roque, a tradição lusitana será comemorada no dia 22 de novembro, na Quinta do Olivardo, com muita festa, apresentação de danças e pratos típicos portugueses. A entrada é gratuita, mas a casa oferece também um pacote incluindo almoço e a participação na abertura dos barris, além da oportunidade de degustar pela primeira vez o ‘vinho novo’ e o suco de uva.

As festas de São Martinho estão associadas com um espírito de convívio e solidariedade, reforçando os laços de amizade entre amigos e familiares. O santo é padroeiro dos produtores de vinho e restaurantes. No Brasil, a tradição é mantida pelos descendentes de portugueses que preconizam um dos provérbios sobre o santo: “no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho”.

As festividades de São Martinho celebram a bonança da safra agrícola e é comum oferecer aos convidados os principais pratos e principalmente castanhas portuguesas e o vinho, que foi produzido meses antes, passou pelo processo de fermentação e maturação e na festa será consumido pela primeira vez. É o chamado ‘vinho novo’. Em São Roque, a celebração de São Martinho preparada pela Quinta do Olivardo terá a apresentação do Grupo Folclórico da Ilha da Madeira, formado por 35 integrantes e coordenado por Maria Sardinha, pesquisadora e divulgadora da cultura portuguesa.

Durante todo o dia, haverá apresentações de danças típicas. O público poderá participar da tradição do ‘magusto’, a prática de assar castanhas portuguesas, além da abertura dos tonéis de vinho novo - produzido em janeiro de 2014, durante a pisa da uva, realizada nos dias 18 e 25 de janeiro, com a colaboração de dezenas de turistas.

A Festa de São Martinho abre oficialmente os preparativos para a 4ª Pisa da Uva no Lagar, que acontecerá no período de colheita da safra 2015, no mês de janeiro. “A pisa da uva no lagar é uma festa linda, onde os visitantes conhecem o processo da produção do vinho, auxiliando na colheita da uva até a pisa da uva, dentro de um local apropriado, conhecido como lagar. O vinho novo que vamos experimentar durante a Festa de São Martinho foi produzido com a colaboração dos turistas no início deste ano” conta Olivardo.

Como chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Está localizada a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 4711-1100 e 4711-1923 ou pelo site www.quintadoolivardo.com.br, onde também estão disponíveis fotos e vídeos.

Fonte:OS2 Comunicação