Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Natal Luz terá novidades em to...

Natal Luz terá novidades em todos espetáculos e decoração ampliada

Publicada em : 10/09/2014

Com 74 dias de duração, evento espera receber público 10% maior




A 29ª edição do Natal Luz de Gramado que inicia no dia 30 de outubro e vai até o dia 11 de janeiro do próximo ano apresentará inúmeras novidades, entre as quais a ampliação da decoração natalina da cidade e as mudanças de roteiros nos espetáculos Nativitaten, Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile de Natal e Natalis, os mais conhecidos da extensa programação.

A partir deste ano, a direção artística do Natal Luz passa a ser de Voltaire Danckwardt, que conta com o apoio de Gilberto Perin na direção do Nativitaten, de Luís Artur Nunes na direção do Grande Desfile e na Fantástica Fábrica de Natal, e Sérgio Korsakoff na condução do Natalis. A direção musical dos espetáculos é do maestro Antônio Borges Cunha e do compositor Vagner Cunha.

O Nativitaten, espetáculo mais tradicional do Natal Luz de Gramado, terá uma trilha musical totalmente renovada, com a presença de cinco solistas nas balsas colocadas estrategicamente no Lago Joaquina Rita Bier. São um barítono, um tenor, uma soprano, uma mezzo soprana e uma contralto, acompanhados de um coral de 100 vozes. Na ilha do lago, haverá uma intervenção sobre o nascimento de Jesus Cristo. “Vamos resgatar a religiosidade”, disse Voltaire.

Outra alteração será o roteiro da Fantástica Fábrica de Natal. A menina Sofia agora terá a companhia de Alice, e o roteiro e as músicas foram totalmente renovadas. Sofia e sua amiga não chegarão mais à Fábrica através de uma tirolesa, mas sim, em um balão que pousará no palco. “Este palco terá também uma novidade para interagir melhor com o público, e vai entrar em torno de 13 metros para dentro da platéia”, conta o Diretor Voltaire Danckwardt.

O Grande Desfile de Natal terá mudanças no roteiro e no local de apresentação. Serão 11 carros alegóricos e várias composições para cada trecho do desfile, que acontecerá em uma pista especialmente construída no ExpoGramado. O espetáculo contará com 393 figurantes – todos gramadenses, um recorde na história do espetáculo. Além disso, a capacidade de público aumentará de 3,2 mil para 4,2 mil, que ficarão totalmente abrigados em caso de chuva. Também haverá um espaço VIP, o Tapete Vermelho, que já era utilizado em outros espetáculos do Natal Luz.

“Com a mudança de local do desfile, vamos ganhar na mobilidade urbana e na acessibilidade”, comenta João Pedro Till,  presidente da Gramadotur, Autarquia Municipal responsável pela realização do Natal Luz. “O simples fato de não trancarmos a Avenida das Hortênsias, permitirá a liberação mais fácil do acesso ao Hospital São Miguel e dos turistas ao comércio”, complementa.

O Natalis conta este ano com 17 apresentações no Lago Joaquina Rita Bier. O espetáculo que conta a história da celebração do nascimento de Jesus Cristo terá novamente a voz de Cid Moreira na narrativa tudo realizado em gigantescas telas de água com dimensões de até 200 mts² de área de projeção, reunindo extraordinários efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados.

Quem visitar Gramado durante os 74 dias do Natal Luz encontrará, também, outros espetáculos, como os que acontecerão na Rua Coberta, na Igreja Matriz São Pedro e no Palácio dos Festivais. A Rua Coberta receberá o Natal Tchê (com oito apresentações), a Orquestra de Violões de Gramado (com 20 apresentações) e a Orquestra Sinfônica de Teotônia (RS), que fará apresentações no dia 30 de novembro e no dia 6 de dezembro, sempre às 20 horas.

Também na Rua Coberta acontecem os happy hours, com a exibição do Natal em Cordas, do músico Marcelo Caminha, com músicas natalinas interpretadas com acentuado sotaque gaúcho. Rodrigo Solton, e seu piano de cristal, o pianista Léo Kasper e a soprano Simone Razlan serão outras atrações dos happy hours, que contarão, ainda, com as apresentações das bandas Irish Fellas (músicas irlandesas), Blue Grass, Corsários Inversos e o Quinteto de Cordas.

No Palácio dos Festivais haverá apresentações do filme “As Aventuras de Noel”, em 4D.

O Natal Luz deste ano também ganhará um tom mais religioso, com a realização das Cantatas Natalinas, às 18 horas, com as missas dominicais cantadas, que acontecerão na Igreja Matriz São Pedro aos domingos, a partir das 10h30min. “A Igreja Matriz será explorada interna e externamente”, afirma o presidente da Gramadotur, João Pedro Till, referindo-se, também, aos espetáculos de acendimento de luzes, que acontece diariamente. O acendimento, aliás, será mudado em relação a edições anteriores. As luzes serão acesas a partir de dois pontos extremos da Avenida Borges de Medeiros, culminando com a iluminação total na Igreja Matriz, sempre às 21 horas.

Outra novidade é a realização da Feira Natalina em área do ExpoGramado. Ali, junto aos prédios utilizados pela Festa da Colônia, haverá a Casa do Papai Noel e a apresentação de espetáculos com artistas locais. Entre as atrações, estão os espetáculos Era uma Vez, Todo Menino é um Rei, Clown Noela, Folia de Reis, Fritz – o Chapéu do Papai Noel, além de teatro de bonecos e apresentações de corais. Uma nova personagem, a Vovó Noela, ensinará as crianças a fazerem biscoitos junto aos fornos.

As atrações não param por aí. As Paradas de Natal sairão do Expo e irão até a esquina da avenida Borges de Medeiros com avenida das Hortênsias. No total, serão realizadas 49 apresentações.

Outras duas atrações serão instaladas na área central da cidade: a já tradicional Rena Parade, pintadas por artistas plásticos de Gramado, e a Exposição de Quebra Nozes, que este ano será inspirada na fábula “O Rei Quebra Nozes e o Pobre Reinhold”.

Decoração ampliada

A decoração das ruas centrais de Gramado também será ampliada, com a ampliação da Avenida Borges de Medeiros até o ExpoGramado e a inclusão das ruas São Pedro e Garibaldi. Na principal rótula da cidade, na esquina da Borges com a Avenida das Hortênsias, será instalada uma árvore natalina de 11 metros de altura, com um carrossel, A árvore será totalmente feita com garrafas pet. Haverá, ainda, uma árvore natalina no ExpoGramado, e a Árvore Encantada, em frente à Igreja Matriz, totalmente esculpida em 3D. Esta última tem inspiração no Natal da Alemanha, e possui um dispositivo para a queda de neve que será acionado no auge do espetáculo do acendimento de luzes da cidade.

Durante o período de Natal, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam a Gramado, dos quais, cerca de 300 mil assistem aos seus espetáculos. O que poucos sabem, é que o evento é preparado durante o ano todo, movimentando mais de 300 pessoas, entre coordenadores, administradores, produtores, iluminadores, técnicos em sonorização, artistas plásticos, diretores e atores.

Para este ano, a previsão é de um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Até o final de agosto, 67 mil ingressos já haviam sido comercializados pelas agências de viagem e através da internet, através do site www.blueticket.com.br

Mais informações: www.natalluzdegramado.com.br

Fonte:Imprensa Natal Luz Gramado