Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Empreendedores criativos lança...

Empreendedores criativos lançam aplicativo de tour sonoro no Centro Histórico de Curitiba

Publicada em : 10/07/2014

Curitiba AudioWalk estará disponível para download gratuito (Android e iOS)



“Curitiba como você nunca ouviu”: este é o ponto de partida do Curitiba AudioWalk, aplicativo idealizado pela sound designer Lilian Nakahodo e pelo turismólogo Yure Lobo, e desenvolvido em parceira com a empresa PepperBox Studio. O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura, cujo objetivo é apresentar a riqueza e diversidade cultural do país para brasileiros e estrangeiros durante a Copa, sendo  o único do Sul do País a ser contemplado no Concurso Cultura 2014, na categoria Patrimônio.

O aplicativo propõe uma caminhada sonora por diversos pontos do Centro Histórico da capital paranaense, com base em pesquisas pessoais e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida cultural deste universo urbano. O uso de fones ligados aos aparelhos com o aplicativo possibilita uma experiência imersiva pelas ruas, praças, monumentos e parques da cidade, como cenário de memória, fatos e histórias do imaginário curitibano.

Uma das memórias reveladas no aplicativo é a da fotógrafa Lina Faria, que desenvolve um trabalho autoral voltado para capturar “o olhar da rua”, do cotidiano do Centro: “me identifiquei com esse projeto, pois eu moro na Barão do Cerro Azul e tenho uma forte relação com a região. Achei bacana o projeto, uma novidade. Bem pertinente. E os produtores e pesquisadores antenados, estão ouvindo pessoas que realmente acompanham o pulsar da cidade, e com isso farão uma boa biografia. Estou curiosa para ver esse sincronizar de funções do olhar, andar e escutar um áudio”, finaliza.

Segundo Yure Lobo, que já desenvolve trabalhos de consultoria relacionados a roteirização turística, “o projeto busca aproximar as novas tecnologias e a experiência turística, por meio de novas mídias e processos sociais. O conteúdo é rico e baseado em diversos pontos de vista de pessoas que conhecem e amam o centro da cidade. É uma maneira criativa e estimulante de conhecer a cidade, além de contribuir para a valorização do seu patrimônio material e imaterial”.

Para Lilian Nakahodo, que pesquisou sobre o tema durante seu mestrado em Teoria, Criação e Estética Musical na UFPR, a caminhada sonora na rua possibilita uma experiência singular, como forma de ampliar a percepção de um lugar: “é uma maneira acessível e rica de mobilidade, que propicia encontros inesperados e infinitas possibilidades de acontecimentos. Os fones, neste caso, não alienam o ouvinte à realidade do seu entorno. Pelo contrário, procuram integrá-lo ao espaço urbano.”

Esse tipo de audioguia surgiu no início dos anos 2000, em destinos internacionalmente consolidados do turismo, como Nova York, Paris e Berlim, mas, no Brasil, ainda é novidade. "Os audioguias existentes no país se detêm em uma abordagem mais descritiva e informativa, ao invés de explorarem uma narrativa mais imersiva e envolvente", ressaltam os criadores.

O formato, inédito na cidade, será lançado durante a Copa, mas ficará disponível por tempo indeterminado. Para fazer o tour audioguiado é preciso baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, como o smartphone, tabletes e utilizar fones de ouvido O passeio sonoro, com duração aproximada de 1h30 é conduzido pela voz de Michelle Pucci, atriz, cantora e apresentadora. São 14 trechos sonoros, identificado em um mapa interativo, numa rota pré-estabelecida, com fotos e tecnologia de localização.

Para baixar:

O download do aplicativo (Android e iOS) é gratuito. Basta procurar pelo nome Curitiba AudioWalk.  A dica é usar internet de alta velocidade para o 1º download, bem como um uso exploratório do aplicativo para que carregue todas as funções. Feito isso poderá ser utilizado normalmente de forma off-line, pois todo o conteúdo já estará carregado.

Para mais informações:
Siga Facebook: www.facebook.com/CuritibaAudioWalk

Fonte:Evidência Comunicação