Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Momento Histórico no Turismo p...

Momento Histórico no Turismo para Nova Petrópolis

Publicada em : 27/06/2014

O processo de construção do Plano durou 11 meses e passou por uma profunda mobilização da sociedade nova-petropolitana


Na noite da segunda-feira, 02 de junho de 2014, na Associação Comercial e Indústria de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, foi apresentado e entregue para a comunidade e para o trade do turismo presente o Plano Municipal de Turismo de Nova Petrópolis, que tem por objetivo ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento da atividade turística no município, para que desperte e se reconheça a importância e a dimensão do turismo como gerador de emprego e renda, conciliando o crescimento econômico com a preservação e a manutenção do patrimônio histórico, cultural e ambiental, tendo como fim a participação da comunidade e empresários nas decisões de seus próprios recur­sos.

O processo de construção do Plano durou 11 meses e passou por uma profunda mobilização da sociedade nova-petropolitana, com iniciativa de levantar as necessidades de sensibilizações, capacitações, regulamentações e investimen­tos em obras de infraestrutura, relacionadas às atividades turísticas, passando primeiramente por um Diagnóstico Turístico até ser elaborado o Plano. O processo de planejamento ocorreu de maneira participativa e con­tou com a contribuição de várias entidades ligadas ao trade turístico, tais como: ACINP, Fundo de Turismo, Prefeitura Municipal e suas secretarias, Câmara Municipal de Vereadores, Rota Romântica além da própria comunidade, por meio de oficinas e encontros realizados. Vale ressaltar que foi levado em consideração também, outros estudos e pesquisas já realizados em Nova Petrópolis, o que ajudou este Plano ficar ainda mais completo.

Durante as atividades de construção deste Plano, os participantes, através de uma reflexão compartilhada, construíram o conceito que define o posicionamento turístico desejado para Nova Petrópolis. Este método estimula a cultura da cooperação e o comprometimento da elaboração de soluções em conjunto para o desenvolvimento do turismo no município. O conceito elaborado pelo grupo do posicionamento desejado para o turismo foi o seguinte: “Jardim da Serra Gaúcha e Berço do Cooperativismo, Nova Petrópolis se desenvolve sobre raízes germânicas representadas por diversas manifestações culturais: música, gastronomia, arquitetura e artesanato, proporcionando ao visitante uma experiência inesquecível e autêntica. As flores da cidade encantam e os vales e as montanhas são um convite à contemplação e à pratica de atividade junto a natureza. Um lugar próspero e tranquilo que cativa pela qualidade de vida”.

O Prefeito Regis Hahn declarou que hoje os planos estratégicos constituem-se cada vez mais numa importante ferramenta para a gestão dos municípios. Nesse contexto, Nova Petrópolis se desperta para a importância de não somente se organizar e elaborar este plano, mas também, para a relevância das parcerias entre poder público e entidades privadas, visando organizar a atividade turística e promover a sua sustentabilidade.

Já o Secretário de Turismo Daniel Camargo afirmou que este plano surge com o objetivo de embasar o processo de gestão estratégica do turismo de Nova Petrópolis e é chegado o momento de integrar as iniciativas e fazer com que o turismo cresça de maneira adequada e sustentável, com a união de todos os segmentos. Portanto, essa é a proposta deste Plano, para que o turismo possa de fato ser um importante instrumento transformador da economia local.

O horizonte previsto para o planejamento foi de 4 anos, ou seja, de 2014 a 2018, o que não restringe a inclusão de ações, visando à aplicabilidade do mes­mo no período previsto. Em 2018 o Plano deverá sofrer sua primeira revisão para analisar o trabalho executado até determinado período e assim seguir embasando o que nele estiver planejado e que tem como objetivos principais: desenvolver e manter a identidade local, determinando os objetivos, estratégias e ordenando as ações que nortearão o de­senvolvimento sustentável do turismo de Nova Petrópolis.

O Plano foi construído seguindo as diretrizes do Turismo a nível de Governo Federal, que são trabalhados a nível Estadual e consequentemente foi adotado pela atual gestão municipal. Desta forma o município esta agora alinhado com as políticas públicas de turismo com o Estado do RS e Governo Federal, o que na busca de investimentos é fundamental para se conseguir recursos dentro das esferas governamentais.

Mais do que um depósito de conhecimentos técnicos transformados em objetivos, estratégias e ações, este plano estratégico passa a ser um registro vivo das ações que serão empreendidas, na busca pela competitividade do destino no cenário turístico nacional. Este é, porém, o primeiro passo. Cabe à comunidade de neopetropolitana e os parceiros que participaram da construção do plano a tarefa de articular e monitorar as ações previstas.

Ainda neste ano, Plano Municipal também será encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Petrópolis para que seja transformado em lei e que assim tenha ainda mais força para a ordenação desta atividade que é muito importante para a cidade. A Secretaria de Turismo ainda lembra que o Plano à partir de Julho estará disponível, para fins de consulta, na Secretaria, ACINP – Fundo de Turismo e futuramente no Conselho Municipal de Turismo que voltará a sua atividade.

O planejamento estratégico apresentado neste documento é produto de um processo participativo. A partir de uma sequência metodológica, oportunizou-se a cons­trução conjunta do direcionamento do turismo no município. Constitui-se num passo importante para a estruturação do município de Nova Petrópolis como um destino turístico sustentável. Este é, porém, o primeiro passo. Cabe à comunidade de Nova Petrópolis e aos parceiros que participaram da construção do plano a tarefa de articular e monitorar as ações previstas.

Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br

Fonte:Insider 2 Comunicações