Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Lisboa comemora a sua cultura ...

Lisboa comemora a sua cultura popular e convida os turistas para as festividades

Publicada em : 06/06/2014

Durante todo o mês de junho, os visitantes poderão participar das tradicionais Festas de Lisboa 2014


A cidade das “sete colinas” está pronta para dar início a mais uma edição das Festas de Lisboa. O tradicional evento, que acontecerá entre os dias 1° e 30 de junho, apresentará uma programação cultural diversificada que envolve animações de rua, concertos de fado, teatro e espetáculos, arraiais e marchas populares, entre muitas outras iniciativas para todos os tipos de público.

As Festas de Lisboa, que são inspiradas nos santos populares, começaram a ser realizadas de forma oficial em 1932, e dois anos depois ganhou o apoio e a organização da Câmara Municipal. Desde então, as celebrações acontecem todos os anos nos bairros históricos da cidade, e misturam cultura, lazer, música e gastronomia.

Um dos principais eventos da programação são os “Casamentos de Santo Antônio” (padroeiro da cidade), iniciativa que consiste numa cerimônia de casamentos coletivos legítimos, que chega a reunir cerca de 300 casais. Essa prática teve início em 1958, com o objetivo de realizar o desejo de matrimônio dos casais com dificuldades financeiras. A ideia foi interrompida por alguns anos, tendo retorno em 1997, firmando-se como uma tradição popular e de identidade cultural da capital portuguesa. Os casamentos são celebrados durante as comemorações do evento, mais especificamente no museu da cidade (casamento civil) e na Sé Catedral de Lisboa (casamento católico).

Outros destaques são os “arraiais urbanos”, que são marcados por disparos de foguetes, melodias de fado, fogueiras de São João e trajes típicos. Além disso, os desfiles das “Marchas Populares” pelas ruas e avenidas da cidade se apresentam cada vez mais ricos em preparação, lembrando o carnaval brasileiro, devido ao seu visual, às marchinhas cantadas (surgidas no início do século XX) e, também, pela disputa entre os bairros.

A gastronomia também é um dos pontos altos das comemorações, tendo a sardinha assada como o símbolo da festa portuguesa. O caldo verde, o pão com chouriço, a cerveja e o vinho tinto também fazem parte do convidativo cardápio lisboeta.

A programação ainda traz atividades que fogem um pouco do tradicional, e que envolvem Literatura, Ciência e Esporte, Teatro, Música, Cinema e Artes Visuais. Destacam-se os projetos “Andar em Festa”, que propõe diversas formas de habitar o espaço público com intervenções em transportes públicos e outros locais da cidade, o “Fado nos Elétricos”, que oferece um passeio de bonde pelas colinas da cidade ao som das vozes de vários fadistas, o “Festival Coral”, que junta corais de todo o mundo e que competem entre si, e o “Festival Com’Paço”, concertos ao ar livre de Bandas Filarmônicas de todo o país, entre muitos outros.

Por fim, no campo das artes visuais, o destaque fica por conta do concurso de criatividade artística “Sardinhas Festas de Lisboa”, que consiste em criar, em forma de sardinha, uma arte que homenageie ou ilustre o significado das festas portuguesas.  Neste ano, a 4ª edição do concurso denominado "Que sardinha és tu?", contou com quase cinco mil participantes e atingiu 8.258 propostas. Os escolhidos terão suas sardinhas espalhadas pela cidade como imagens oficiais da campanha Festas de Lisboa 2014 e cada vencedor receberá um prêmio de dois mil euros.

Fonte:INFORM Comunicação