Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Inverno já chegou em Monte Ver...

Inverno já chegou em Monte Verde

Publicada em : 30/05/2014

Vilarejo encravado na Serra da Mantiqueira e conhecido como “Suíça brasileira” registrou a menor temperatura do ano na madrugada do dia 29 de abril, abrindo a temporada para quem gosta de curtir o frio


Boa notícia para quem não vê a hora de curtir o inverno, depois de tanto calor no último verão. Em Monte Verde, o frio já chegou. Nesta semana, os termômetros chegaram a marcar temperaturas próximas de zero no vilarejo situado no distrito de Camanducaia, sul de Minas Gerais. Na madrugada de quarta-feira, 29 de abril, registrou a menor temperatura em todo o país (3,4º), e amanheceu com os gramados embranquecidos pelas geadas. Portanto, os amantes do frio já podem tirar o cachecol da gaveta e aproveitar o charme da “Suiça brasileira”.

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica a mais de 1.500m de altitude e é frequentemente comparada à Suíça por conta do clima, da arquitetura local, da natureza, da estrutura turística e da gastronomia. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprios. A hospitalidade é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de chocolate ou entrar em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, localizadas na principal avenida da estância, para ter certeza que o clima pode ser suíço, mas o prazer em receber é do autêntico mineiro. Ninguém sai sem “provar um bocadinho”.

Com seu clima seco e frio, Monte Verde oferece dias ensolarados com temperatura agradável o ano todo, enquanto as noites sempre pedem um bom agasalho. Mesmo no verão, depois do pôr-do-sol, a temperatura pode cair para os 14º C, enquanto no inverno o frio pode chegar a –8º C - ideal para degustar um bom fondue, namorar em frente à lareira e dormir aconchegado nos edredons.

A vila é um destino que agrada turistas com diferentes perfis e interesses, de famílias com filhos pequenos a jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados, combinando belas paisagens para admirar, trilhas para caminhadas e cavalgadas, e esportes radicais como rappel, raftting e trecking, além dos prazeres da mesa.

Além do cenário natural maravilhoso e da simpatia acolhedora da população local, quem vai para Monte Verde também pode contar com um atendimento de qualidade. A AHPMV – Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, criada para promover o turismo planejado, preservando o ambiente e garantindo a qualidade dos serviços prestados, identifica hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que se preocupam com a excelência dos serviços com o selo de qualidade “Plátano de Ouro”.

Para conferir as empresas que possuem o “Plátano de Ouro” e saber mais sobre Monte Verde, basta consultar o site da AHPMV -www.ahpmv.com.br, que também oferece uma ferramenta de busca de opções de hospedagem para ajudar o viajante a encontrar o hotel ou a pousada que oferece os serviços e as facilidades que ele deseja, como estacionamento, piscina aquecida ou acesso para deficientes.

Sobre Monte Verde - Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Bastante procurada principalmente no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°C, Monte Verde conta com excelente infraestrutura hoteleira – mais de 180 opções de hospedagem –, restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como foundue, um centro comercial movimentado, atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, cavalgadas e uma pista de patinação ecológica. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte. Veja mais sobre Monte Verde em www.monteverde.org.br.

Fonte:Rosa Arrais Comunicação