Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Praça São Francisco, em São Cr...

Praça São Francisco, em São Cristóvão/SE, recebe Diploma de Patrimônio Mundial

Publicada em : 07/07/2011

O título foi conferido pela Unesco durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial

No próximo dia 8 de julho, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, estarão na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, para entregar ao governador do estado, Marcelo Déda, o Diploma de Patrimônio Mundial, à Praça São Francisco.

O título foi conferido pela Unesco durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, ocorrida em Brasília, em agosto de 2010. Esse diploma, firmado pela Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova, foi entregue à Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco em Paris, em janeiro deste ano. O ato que ocorrerá em São Cristóvão finaliza o processo formal de reconhecimento da candidatura brasileira, tornando a Praça São Francisco o 18º sítio brasileiro inscrito na Lista de Patrimônio Mundial.

A cerimônia na Praça São Francisco tem início às 16h30 e também vai celebrar o 191º aniversário da Emancipação Política do Estado, data da Carta Régia assinada por D. João VI, que separou Sergipe da Bahia.



A Praça São Francisco e o título de Patrimônio Mundial

A praça da cidade de São Francisco foi o 18º bem brasileiro a ser inscrito na Lista de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. O monumento, segundo o presidente do Iphan, é a melhor representação no Brasil do período da União Ibérica, no Século XVI, quando Portugal e Espanha estavam sob uma só coroa e ainda hoje preserva o contexto natural exuberante de sua paisagem construída singular.

Fonte:Iphan