Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Estrada de Ferro Campos do Jor...

Estrada de Ferro Campos do Jordão oferece várias atrações turísticas

Publicada em : 17/07/2013

Conheça as opções de passeio no Circuito da Serra Mantiqueira para as férias de julho


Os turistas de Campos do Jordão podem fazer passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal apreciando belas paisagens da serra. O percurso tem 19 quilômetros, saindo da estação Emílio Ribas (em Campos do Jordão) até a estação Engenheiro Lefevre, em Santo Antônio do Pinhal. No local, o trem faz uma parada para que os visitantes possam admirar a vista do mirante e degustar o famoso bolinho de bacalhau e o suco de uva branca, atrações típicas da região. Em Santo Antônio do Pinhal, há também lojas de decoração, roupas e artesanatos, onde podem ser compradas lembranças da viagem. O passeio dura 2h30 e custa R$ 40, ida e volta.

Durante a temporada de inverno, todas as segundas-feiras, o trem partirá de Capivari, às 16h, em direção a Santo Antônio do Pinhal. Na volta do passeio, os turistas poderão desembarcar na tradicional parada Toriba, construída em 1943 e totalmente reformada. Nesta parada, encontra-se o Hotel Toriba, onde os passageiros poderão visitar e tomar um chá com preços a combinar no local.

Em Campos do Jordão, a EFCJ também opera o teleférico, cartão postal da cidade, que acaba de bater recorde com 2.700 pessoas transportadas por dia. A atração leva os visitantes até o topo do Morro do Elefante (1.800 m de altitude). Do alto do morro, é possível ter uma das vistas mais bonitas do bairro de Capivari. O teleférico funciona de quinta a domingo. O preço é R$ 11.

Parques gratuitos
A Estrada de Ferro Campos do Jordão também administra os parques de turismo Reino das Aguas Claras, em Pindamonhangaba, e Capivari, em Campos do Jordão.

O Parque de Capivari é a maior área de lazer gratuita de Campos do Jordão, com mais de 40 mil m². Fica no ponto final da estrada de ferro, onde também se localiza o embarque para o teleférico. O parque oferece opções de lazer para adultos e crianças, com área para recreação, descanso, piquenique, e um lago. Ele funciona diariamente das 9h às 17, com entrada gratuita.

O Parque Reino das Águas Claras fica às margens do rio Piracuama, no km 17 da ferrovia, em Pindamonhangaba. A área verde de mais de 21 mil m² permite ao visitante entrar em contato com a natureza. O parque é decorado com as figuras em cerâmica dos personagens da obra literária de Monteiro Lobato, o maior escritor brasileiro de literatura infantil.

Fonte:Estrada de Ferro Campos do Jordão