Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Cumuruxatiba (BA) já está pron...

Cumuruxatiba (BA) já está pronta para mais uma tradicional temporada das jubarte

Publicada em : 21/06/2011

Baleias 'visitam' o local de junho a novembro

Localizada na Costa das Baleias, Cumuruxatiba, na Bahia, recebe todos os anos ilustres visitas entre os meses de junho e novembro: as baleias jubarte. Os mamíferos seguem nessa época para as águas quentes do Sul da Bahia, com o objetivo de reproduzir, procriar e amamentar. Durante o trajeto, elas nadam rente à superfície e os machos costumam saltar de dentro do mar, realizando um ritual de acasalamento. Um passeio partindo do distrito, feito geralmente nas manhãs, possibilita aos turistas ver as jubarte de perto.

Avistar as jubarte nem sempre é garantido. Mesmo assim, o passeio de barco nas águas do sul da Bahia, não costuma decepcionar, segundo os próprios nativos. E quando o espetáculo acontece, um hidrofone (microfone subaquático) é baixado ao mar é possível ouvir o canto dos animais - que até lhes rende o apelido de baleias-cantoras.


Foto: Revista IN

A cidade

Cumuruxatiba é cercada por quilômetros de praias praticamente virgens, desprovidas de poluição visual ou sonora, recortadas por rios de águas límpidas e muito sossego. Destacam-se algumas como: Japara Mirim, Imbassuaba e Praia do Mereira. A vila é famosa por sua simplicidade e belíssimas praias rasas, calmas e com águas mornas, emolduradas por falésias, coqueirais e com uma mata atlântica em abundância, o que proporciona um grande contraste de cores em seu inesquecível cenário.

Fonte:Assimptur