Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Passeio turístico pela Estrada...

Passeio turístico pela Estrada de Ferro Perus-Pirapora é retomado

Publicada em : 16/06/2011

A viagem, que passa por um trecho restaurado, tem a duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou recentemente o passeio turístico em um trecho de 6 km (ida e volta) na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Ele acontece aos domingos, a partir das 10h, com agendamento prévio, em autênticas locomotivas a vapor, circundando parte da mata atlântica que ainda está preservada.

A novidade faz parte do processo de revitalização que vem sendo feito, desde 2000, pelo IFPPC - uma associação sem fins lucrativos.  O grupo, formado por amantes da ferrovia, tem a posse de 15 dos 20 km de ferrovia e todo o acervo de material rodante da antiga ferrovia, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

De acordo com informações do blog www.peruspirapora.blogspot.com, para a reativação da linha, existente desde 1914 e paralisada em 1983, foi preciso localizar os trilhos cobertos pela terra e recolocar as peças que estavam danificadas. Os trabalhos de restauração começaram em 2001 e englobaram também os vagões e os seus pontos de partida e chegada.

Informações

O passeio tem duração de 10 min. e custa R$ 5 por pessoa. Ao todo são três partidas por domingo no trecho que vai desde o Parque Anhanguera até o Rio Juqueri. No entanto, é necessário agendamento pelos telefones 3917-0088 ou 2876-2774.

Fonte:Subprefeitura Perus