Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Mercados de Natal na Alemanha

Mercados de Natal na Alemanha

Publicada em : 06/11/2012

Saiba porque destinos como Nurembergue e Dresden recebem ainda mais visitantes este período do ano

Com aromas deliciosos de amêndoas torradas e vinho quente, brilho festivo, sons natalinos e delícias culinárias – é assim que você pode vivenciar os mercados de natal com todos os sentidos. Essa tradição regional, que se contrapõe aos grandes magazines e shoppings, permanece presente, divertida e atraindo turistas de todo o mundo para as ruas das pequenas cidades e vilarejos do país.

Entre 26 de novembro a 24 de dezembro os centros se iluminam, as ruas ficam perfumadas com os odores da gastronomia e delícias regionais, e a animação com músicos por toda a parte contagia as pessoas. Nessa época, uma das mais famosas tradições da Alemanha toma as ruas: são os Mercados Natalinos. Entre os mais conhecidos estão o Christkindlesmarkt de Nurembergue e o Striezelmarkt de Dresden, que acontecem desde 1434.

Tradição

Antigamente os mercados duravam apenas dois dias, e aconteciam ao redor da igreja principal. Agora começam no final de novembro e duram até o dia do Natal. Nesses mercados podem-se adquirir velas, doces, massas de pastéis e brinquedos de madeira, além de experimentar as delícias gastronômicas regionais de Natal.

Nas zonas rurais ou nas cidades pequenas, os mercados de Natal que acontecem de final de semana, são normalmente mais autênticos, além de prepararem cenários românticos, venderem seus artesanatos em madeira e cerâmica, e seus famosos bolos fermentados.

As grandes igrejas recebem concertos de órgãos e as apresentações dos mais famosos coros natalinos. Um dos mais famosos, o Domspatzen, costuma fazer vários recitais durante esta época em sua sede, a Catedral de Ratisbona.

Bayreuth, famosa pelo seu Festival Wagner, celebra concertos natalinos no Teatro da Ópera de Margrave. E em Eisenach, o concerto natalino da Igreja de São Jorge serve para ir esquentando o clima das festas. Um dos maiores prazeres no Natal é sem dúvida assistir em Leipzig, na famosa Gewandhaus, a apresentação da orquestra acompanhada pelo Coro Thomaner.

Uma visita interessante é ir a lojas de uma das grandes metrópoles alemãs, como Berlim, Hamburgo ou Munique, e fazer uma comparação entre a extraordinária ornamentação natalina das galerias comerciais e os mercados.

As lojas de departamento KaDeWe e as Galeries Lafayette em Berlin, Jungfernstieg em Hamburgo, a rua Leopold ou o centro em Munique, até o maior centro comercial do país em Oberhausen, esbanjam criatividade e tecnologia em suas decorações.

No site www.germany.travel você encontra um mapa com informações dos 150 Mercados de Natal que acontecem na Alemanha.

Fonte:Baobá Comunicação