Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Santana de Parnaíba inicia os ...

Santana de Parnaíba inicia os preparativos para a Festa de Corpus Christi 2011

Publicada em : 09/06/2011

A celebração deve atrair ao município um público estimado de 50 mil pessoas

No próximo dia 23 de junho, o Centro Histórico de Santana de Parnaíba vai receber milhares de fiéis, vindos de diversos bairros da cidade e de outros municípios brasileiros, para a Festa de Corpus Christi. Considerada uma das maiores manifestações de religiosidade e fé do Estado de São Paulo, a celebração deve atrair ao município, este ano, um público estimado de mais de 50 mil pessoas, durante todo o dia. Para garantir o sucesso do evento, a municipalidade já começou os preparativos para a festa, cuja programação conta com missas e procissão sobre o colorido tapete de serragem.

Este ano, a festa vai ter como tema “A eucaristia recria, sensibiliza a humanidade para o amor e o cuidado à criação”, que será retratado no tapete artesanal de serragem colorida, com cerca de 850 metros de extensão, que contará com um total de 59 quadros.

A movimentação começa, tradicionalmente, nas primeiras horas da manhã, quando tem início a montagem do tapete, que, este ano, está previsto para começar às 6 horas. A atividade envolve cerca de mil pessoas da comunidade católica da cidade e de paróquias da região.  O tapete, como é de costume, será montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. Ele é usado para lembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.

Além da programação religiosa, os moradores e turistas podem aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato – na Rua André Fernandes e na Praça da Bandeira – e a Feira de Alimentação, que será montada na Rua Pedro Procópio. Já no Largo da Matriz, o visitante poderá degustar verdadeiras delícias na barraca do Centro de Convivência da Terceira Idade, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira a programação completa do Corpus Christi 2011:

Horário                 Evento
06h                        Início da montagem dos tapetes de serragem.
09h e 11h30        Missa na Igreja Matriz e Adoração ao Santíssimo.
15h30                   Missa Campal, presidida pelo Bispo Dom Vicente Costa, da Diocese de Jundiaí,
                               seguida de procissão pelo Centro Histórico.

Fonte:Secretaria de Comunicação Social de Santana de Parnaíba