Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Mais de 180 mil pessoas visita...

Mais de 180 mil pessoas visitaram o Congresso Nacional em 2011

Publicada em : 16/01/2012

O Congresso Nacional, berço da política brasileira, foi mais um dos atrativos que fechou, esta semana, o balanço anual de visitação. De acordo com um levantamento interno, mais de 180 mil pessoas conheceram as instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em 2011. Os dados são resultado do programa Viste o Congresso, iniciado em 1995.

Segundo a assessoria de imprensa do local, o primeiro ano do projeto registrou apenas 8.455 pessoas. “Cresce o interesse das pessoas em compreender o que é o Senado e a Câmara, qual o papel que exercem para o país. As pessoas têm vindo pra cá interessadas nisso. As escolas percebem também que é uma atividade muito rica para os alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio e superior” avaliou Aguirre Estorilio, coordenador da visitação institucional no Senado.

Pensando nisso, o prédio onde as decisões políticas são tomadas continua aberto ao público no período de férias. As visitas acontecem todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h, sem interrupções, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro. É possível agendar o atendimento especial às pessoas com deficiência ou a grupos que necessitem de guia que fale em inglês.

Outros dados

No fim do ano passado, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal divulgou os dados de visitação relativos a outros pontos bastante visitados no centro da capital. O Palácio Itamaraty, por exemplo, recebeu, entre outubro de 2010 e setembro de 2011 23.214 visitantes, sendo 20.002 brasileiros e 3.212 estrangeiros oriundos de 75 países.

O Memorial JK receber cerca de 10 mil visitantes, entre turistas rotineiros e participantes do projeto Museu Escola, que oportuniza aos estudantes da rede pública de ensino o conhecimento da nossa história. Já o Templo da Boa Vontade, representando a espiritualizada de Brasília, recebeu, aproximadamente, 730 mil pessoas.

Ainda de acordo com o boletim, os monumentos mais visitados são Torre de TV, por onde passam cerca de 1.500 pessoas ao dia, Catedral Metropolitana de Brasília, Ponte JK e Praça dos Três Poderes.

Fonte:Secretaria de Turismo do Distrito Federal