Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Invasão Nórdica traz a cultura...

Invasão Nórdica traz a cultura da Escandinávia para São Paulo

Publicada em : 07/11/2011

Série de eventos terá design, cinema, música, arquitetura, artes plásticas e comida da região nórdica

Ao longo de novembro e janeiro de 2012, várias cidades do Estado de São Paulo recebem a Invasão Nórdica, uma série de eventos dedicados à cultura dos países nórdicos - uma iniciativa das embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e do Instituto Cultural da Dinamarca. Na ocasião, os visitantes vão ter a rara oportunidade de conhecer um pouco mais sobre música, artes plásticas, arquitetura e cinema nórdicos.

Museu da Casa Brasileira

De 8 de novembro a 15 de janeiro, o Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - F: 11 3032-3727 - Entrada: R$ 4 inteira, R$ 2 meia. Visitas orientadas: 3032-2564 ou email: agendamento@mcb.org.br) abre ao público a exposição Prêmios do Design Nórdico, que faz parte do programa oficial do Helsinque World Design Capital 2012, ano em que Helsinque será a capital mundial do design. A exposição reúne trabalhos de designers que, nos anos recentes, foram agraciados com os 12 mais prestigiados prêmios nórdicos. Os visitantes poderão conferir como as diferentes vertentes do design da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia se manifestam.

Cinemateca

Já a Cinemateca Brasileira (Lgo. Senador Raul Cardoso, 207) apresenta filmes nórdicos recentes, dos dias 4 a 13 de novembro, com algumas das melhores produções. Inicia com “Em um Mundo Melhor” (Hævnen), de Susanne Bier. Será exibido também o primeiro filme da trilogia Millenium, “O Homem que não Amava as Mulheres” (Män som hatar kvinnor), de Stieg Larsson.

Música

A Invasão Nórdica conta com músicos de jazz, como Pekka Pylkkänen, da Finlândia, que se apresenta com o grupo brasileiro Sinequanon, nos dias 10, 11 e 13 de novembro. O pianista dinamarquês Thomas Walbum e o baterista sueco Niclas Campagnol, vão se juntar ao grupo Sizão Machado para se apresentar nos dias 10 e 11 de novembro. Da Noruega, a Bigbang está em turnê pelo Brasil e Kenneth Ishak se apresenta na abertura da exibição de design nórdico, no dia 7 de novembro, no Museu da Casa Brasileira.

Fãs de música heavy metal podem esperar atrações de peso. Formada em 1993 na cidade de Espoo, na Finlândia, Children of Bodom construiu a reputação como uma das melhores bandas de death metal do mundo. Eles visitarão São Paulo em dezembro, em turnê pela América do Sul.

Para saber mais sobre a programação, acesse: www.facebook.com/invasao.nordica

Fonte:Ateliê de Textos