Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ São Tomé e Príncipe terá consu...

São Tomé e Príncipe terá consulado em São Paulo

Publicada em : 07/11/2011

Vai se tratar da primeira representação diplomática do país africano no Brasil

São Tomé e Príncipe, arquipélago situado no Golfo da Guiné, na Costa Oeste da África, vai instituir consulado na cidade de São Paulo e representação comercial no Brasil. A sede será no escritório da Empro Consultoria Empresarial. “São Tomé e Príncipe apresenta um alto potencial de desenvolvimento em todas as áreas e queremos aproveitar a sinergia com o Brasil para abrir uma nova frente de negócios”, diz Luiz Vasone, presidente da Empro.

Representantes do Governo de São Tomé e Príncipe, Arzemiro dos Prazeres, diretor-executivo das zonas francas, e Miriam Daio, diretora-geral de Turismo, visitaram o Brasil para falar com empresários sobre as oportunidades de negócios no país.  São Tomé e Príncipe, como o Brasil, é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Sua economia passa por uma fase de reestruturação, com crescimento em torno de 5% ao ano. O turismo e a agricultura são as principais fontes de negócios do país, que, nos últimos anos, criou novos incentivos para a promoção das zonas francas. Seus principais parceiros comerciais são Angola e Portugal, para os quais exporta cacau e café.

Turismo

O turismo é uma fonte de grandes negócios em São Tomé e Príncipe. “É um setor da economia local bem desenvolvido. O país conta com uma estrutura hoteleira ampla, muitos restaurantes, além de várias localidades exóticas e praias inexploradas, com o ecoturismo sendo de grande destaque”, observa Luiz Vasone.

Os principais visitantes são os portugueses, franceses e angolanos. De acordo com informações de São Tomé e Príncipe, cerca de 11 mil pessoas, 50% das quais provenientes de Portugal, fazem turismo no país anualmente.

Vasone espera que, com a abertura do consulado e maior informação sobre o país, as operadoras de turismo se interessem em criar pacotes para a região, e as companhias aéreas, voos. Atualmente, a viagem a São Tomé e Príncipe para os brasileiros é feita via Portugal.

Fonte:Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação