Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Diamantina é palco da tradicio...

Diamantina é palco da tradicional Festa do Rosário

Publicada em : 14/10/2011

Evento acontece de 14 a 23 de outubro

Cultura, religiosidade, dança e batuque. Esses são os ingredientes da contagiante Festa do Rosário. A manifestação popular, que une as culturas africana e europeia, será realizada de 14 a 23 de outubro, em Diamantina. Na programação, alvorada, novena, sarau, mastro, show pirotécnico, apresentação de dança, reinado e procissão, em nove dias que movimentarão a cidade.

Durante o período de festa, quem estiver em Diamantina ouvirá os sons dos tambores que ecoam nas mãos de negros que descem e sobem ladeiras do antigo arraial do Tejuco. Os moradores dos casarões centenários enfeitam as janelas com colchas de renda, de seda e de cetim para ver o reinado negro passar. Pelas ruas da cidade histórica desfila o cortejo real: rei, rainha, princesa e as guardas do congado.

São ritos de fé em memória dos ancestrais negros que deixaram suas marcas na cultura brasileira. Cantigas, ritmos, vestimentas, penteados, performances e sons de tambores tornam-se familiares, pois esses elementos da cultura africana mesclam-se ao nosso cotidiano.

Os festejos e a o louvor a Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e a Santa Efigênia ressaltam que essas manifestações são inseparáveis da própria história do negro no Brasil. Nesse sentido, a Festa do Rosário de Diamantina resgata uma herança ancestral e a importante contribuição daqueles que ajudaram a construir a identidade étnico-racial brasileira, por intermédio desta festa e da comunidade Congadeira.

Tradicional Igreja da Nossa Senhora do Rosário

A igreja, da primeira metade do século XVIII, é a mais antiga de Diamantina. Conhecida como a igreja dos pretos escravos, tem no adro um cruzeiro de madeira com os “martírios” (representações dos instrumentos da Paixão de Cristo). Certo dia um pássaro, ou o vento, deixou na fresta da madeira uma semente de gameleira. A sementinha deitou radículas, que se projetaram no solo, tornando-se raízes de uma árvore vigorosa. Essa árvore despedaçou lentamente o cruzeiro e os martírios, cujos restos ainda se vêm entre os ramos frondosos.

Viva Diamantina

A cidade fica a menos de 300 km de Belo Horizonte, 740 km de Brasília, 780 km do Rio de Janeiro e 890 km de São Paulo. Diamantina respira música, com diversos grupos reconhecidos nacionalmente. O conservatório de música, por exemplo, atinge a cifra invejável de 1700 alunos. Além disso, o município é reconhecido pela excelente cachacinha, belíssimas cachoeiras e ótima hospitalidade, com uma rede grande de pousadas e hotéis.

Programação

14 de outubro

Alvorada
Horário: às 7h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Após a missa o tradicional bolo de arroz

14 a 22 de outubro

Novena
Horário: às 19h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

22 de outubro

Sarau Arte Miúda
Horário: às 16h
Local: Igreja de São Francisco

Mastro
Horário: às 20h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

Show Pirotécnico
Horário: às 20h30
Local: Praça Dr. Prado

Apresentação Brasil D'Africas
Horário: às 21h
Local: Praça Dr. Prado
Evandro Passos e grupo Bautos do Baú

23 de outubro

Reinado
Horário: às 10h
Percurso: saída da Escola Estadual Leopoldo Miranda até a Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Participação de grupo folclóricos e do grupo Bataca / Dança Afro.

Procissão
Horário: às 18h
Percurso: saída da Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Participação da Banda de Música e grupo folclóricos.

Serviço
Festa do Rosário dos Homens Negros
Data: 14 a 23 de outubro
Local: Diamantina - MG

Fonte:Partnersnet Comunicação