Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Situações inusitadas são o des...

Situações inusitadas são o destaque do livro de Bianca Cutait sobre o Maranhão

Publicada em : 13/10/2011

Obra “9357km de segredos pelo Maranhão” contém imagens, segredos e curiosidades sobre os 217 municípios do estado visitados pela autora

Os milhares de quilômetros percorridos pela fotógrafa paulistana Bianca Cutait, em 2005, pelo estado do Maranhão, foram, no mínimo, curiosos. Por meio de um processo criativo onde os textos são escritos com seus próprios punhos, Cutait une imagens e palavras num debate analítico sobre a realidade no livro “9357km de segredos pelo Maranhão”, lançamento da Editora Decor.

Durante aquele ano, Bianca percorreu os 217 municípios maranhenses munida de uma máquina fotográfica e de uma identificação impar com os costumes e anseios da população maranhense. Passou por incontáveis povoados e a natureza, tão presente ao seu redor, foi apenas cenário de diversas histórias vividas pela autora. “Quando me perguntam por que escolhi o Maranhão, não sei responder muito bem. Sinto que brotou um chamado repentino dentro de mim. Surgirão uma energia e sintonia muito grandes com a região e o povo para que eu iniciasse essa experiência. Assim, meus medos e minhas inseguranças eram praticamente eliminados durante todo o percurso, só pelo fato de existir, dentro de mim, a certeza de que o momento era de uma missão”, explica.

Nessa trajetória, Bianca Cutait se deparou com diversas dificuldades, como contrair dengue e adentrar uma aldeia indígena hostil, onde não foi muito bem recebida. A maioria de seus textos, no entanto, relata apenas as belezas e sutilezas que um lugarejo mais simples pode oferecer, enquanto suas fotos captam o dia a dia de uma população sofrida e feliz, sem queixas da vida que lhes é imposta pela realidade. Na capital São Luis, Cutait fez sua base, e de lá saia para desbravar quilômetros a fio de um estado muito conhecido apenas pelos seus Lençóis Maranhenses.

Fonte:Fred Castilho