Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ “As máquinas de Leonardo da Vi...

“As máquinas de Leonardo da Vinci” chega ao Brasil com peças inéditas do inventor italiano

Publicada em : 26/09/2011

A partir de segunda-feira (26), 20 réplicas das principais invenções do cientista serão trazidas pela primeira vez ao Brasil

No período de 26 de setembro a 25 de outubro, 20 réplicas das principais invenções de Leonardo da Vinci serão trazidas pela primeira vez ao Brasil. Apaixonados por artes e pelas tecnologistas criadas há mais de 500 anos poderão conferir gratuitamente a mostra "As máquinas de Leonardo da Vinci", montada na praça central do Parkshopping, em Brasília (DF), que apresentará 60 das mais importantes descobertas feitas por Da Vinci, recriadas pelo artesão italiano Gabriele Niccolai. A grande novidade será o Robô Tamborilador, lançado na Índia no ano passado.

A iniciativa é do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em parceria com o Parkshooping e a Associação Cultural Italian Art, que pela segunda vez realiza o evento em comemoração ao aniversário da instituição, que neste ano completou 42 anos de criação no Distrito Federal.

Com base em um longo estudo dos manuscritos deixados por Leonardo da Vinci em espécies de "códigos", Gabriele Niccolai – que virá ao Brasil especialmente para a abertura da mostra – já reproduziu mais de 170 peças do gênio renascentista, feitas de madeira, metal e tecido em tamanho reduzido ou em tamanho natural. Desse total, somente 40 réplicas foram expostas até hoje no país, durante a última mostra intitulada “Por dentro da mente de Leonardo da Vinci”, realizada também em Brasília, em 2009. Para recriar o complexo boneco mecânico, o Robô Tamborilador, foram necessários mais de seis meses de estudos. O resultado é magnífico: a obra promete ser a atração principal entre os visitantes da exposição e já percorreu a Europa, os Estados Unidos e a Austrália.

Fonte:Media House Comunicação & Marketing