Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ 7º Festival Internacional de F...

7º Festival Internacional de Fotografia

Publicada em : 12/09/2011

Evento acontece entre os dias 21 e 25 de setembro em Paraty

A sétima edição do Paraty em Foco acontecerá em setembro na cidade de Paraty, RJ. Seu tema “futuro” surge num turbilhão de imagens, navegando por um mundo quase totalmente digital. É inevitável questionar qual será a cara da nova fotografia, qual será a produção fotográfica que a humanidade vai encontrar mais a frente e onde se posicionarão fotógrafos e artistas diante de toda essa revolução que já começou e que não para de acelerar.

Produção do Estúdio Madalena e da Galeria Zoom, o evento oferecerá uma vasta programação. A maior parte totalmente gratuita e aberta ao público em geral.

Programação

Encontros | Entrevistas - Serão 14 encontros/entrevistas com grandes nomes da fotografia nacional e internacional, que acontecem na Casa de Cultura. Serão quatro rodadas diárias: às 10h30, 15h, 17h e 19h, exceto no dia de abertura que acontecerá uma entrevista às 19 h. Tudo será retransmitido ao vivo para o Espaço Multimídia (uma grande tenda que o Festival monta na Praça da Matriz), para o Lounge do Visitante e também pelo site oficial do evento – www.paratyemfoco.com.br.

Exposições - a cidade fica tomada pela fotografia. Essas mostras estarão espalhadas entre galerias da cidade e lugares inusitados, como a Capelinha Nossa Senhora das Dores (2º andar), o Mercadinho do Cais, os Tapumes (atrás da igreja Santa Rita), a Casa da Pólvora e outros.

Circuito Noite – É uma novidade desta edição: uma programação de exposições projetadas nas ruas de Paraty, que irão acontecer todas as noites, das 19h às 23h. Lembrando que as exposições são formadas por obras de artistas convidados pela organização, trabalhos escolhidos via convocatória pública e com o resultado de trabalhos sociais que usam a fotografia como plataforma.

Workshops – Este ano serão mais de 25 Workshops (mais de 400 vagas). Os cursos têm duração de um, dois ou três dias e serão conduzidos por profissionais de renome, nacionais e internacionais. É necessária inscrição prévia (programação completa segue em anexo), que pode ser feita via site ou durante o festival [se houver vagas remanescentes].

Projeções - Todas as noites na Tenda acontecem as projeções de trabalhos fotográficos, documentários, curtas e filmes, sempre a partir das 22h30.

Leitura de Portfólio - O evento também oferece a Leitura de Portfólio. A primeira dessas atividades estabelece contatos entre curadores, diretores de festivais, editores e jovens fotógrafos. Realizado no Lounge do Visitante, já tem presenças confirmadas de Alexandre Belém, Claudi Carreras, Eder Chiodetto, Geórgia Quintas e Isabel Amado.

Leilão de Fotografias - O Leilão, criado junto com o Festival, em 2005, traz valores mais convidativos do que os normais das galerias. Com grandes nomes da fotografia brasileira é uma forma de incentivar o colecionismo.

Colecionador Paraty em Foco - Mais uma novidade deste ano, é outro incentivo ao colecionismo de fotografia. Quem participar dele poderá colaborar, por meio de uma contribuição anual, com a receita do Festival, ao mesmo tempo em que poderá iniciar ou aumentar ainda mais sua coleção, com uma obra numerada e autografada. O primeiro autor do programa, é a fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe (que tem obras em coleções importantes como a da Maison Européene de la Photographie e da Coleção Inhotim).

Cerca de 80 convidados estarão presentes no evento como Pieter Hugo [África do Sul], Olivia Arthur [Magnum Photos UK], Penelope Umbrico [EUA], e os brasileiros Claudia Jaguaribe, Luciano Candisani [National Geographic], Caio Reisewitz e Miguel Rio Branco. Confira mais detalhes em www.paratyemfoco.com.br.

Fonte:Assessoria de Imprensa do Paraty em Foco