Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Festa do Imigrante Italiano de...

Festa do Imigrante Italiano de Monte Sião exala tradição e cultura

Publicada em : 01/09/2011

A festa deve reunir mais de 10 mil pessoas entre os dias 7 e 11 de setembro na Praça Prefeito Mário Zucato

Monte Sião destaca-se no cenário nacional como a Capital Nacional da Moda Tricô. Porém, antes de tornar-se o maior polo de malharia da América Latina, a cidade tinha na cafeicultura sua base econômica. Isso atraiu uma grande quantidade de imigrantes italianos, que vinham da Europa buscando uma vida melhor no Brasil. Cerca de uma centena de famílias encontrou em Monte Sião o lugar que procuravam para trabalhar e prosperar.

Para lembrar seus antepassados e celebrar suas origens, os monte-sionenses preparam todos os anos a Festa do Imigrante Italiano. Músicas, danças, comida e muito, muito vinho, fazem com que quem participa da festa sinta-se, por alguns instantes, transportado para a Itália. Este ano, a Festa acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, devendo unir mais de 10 mil pessoas na Praça Prefeito Mário Zucato durante este período.

Atrações

A festa tem início dia 7, com a alvorada e a apresentação da Banda “Santa Cecília”. Às 11h, acontece o tradicional desfile italiano, que atravessa o centro da cidade contando a história da imigração, desde a saída das famílias da Itália, no final do século XIX, até os dias atuais. Figurantes retratarão o trabalho e o modo de vida dos imigrantes que chegaram a Monte Sião para trabalhar nas lavouras de café.

A programação completa está disponível no site da prefeitura de Monte Sião (www.montesiao.mg.gov.br).

Festa do Imigrante Italiano de Monte Sião
Data: 7 a 11 de setembro de 2011
Local: Estrutura na Praça Prefeito Mário Zucato, no centro de Monte Sião
Estimativa de Público: 10 mil pessoas nos cinco dias de evento
Entrada Franca
Realização: Diretoria de Turismo e Cultura – Prefeitura de Monte Sião (MG)
Telefone: (35) 3465 4560 – E-mail: turismo@montesiao.mg.gov.br

Fonte:Lilás Comunicação