Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Expoflora começa na próxima qu...

Expoflora começa na próxima quinta-feira

Publicada em : 30/08/2011

Evento chega à sua 30ª edição, comemorando o Ano da Holanda no Brasil

Começa na próxima quinta-feira, dia 1° de setembro, em Holambra (140 km de São Paulo) a 30ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento, que segue até o dia 25, espera a visita de aproximadamente 300 mil pessoas de praticamente todos os estados do Brasil. 

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que em 2011 terá como tema o Ano da Holanda no Brasil. Organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor e também homenageia os 30 anos do evento.

Com o tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”, a mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, chega à sua sétima edição com a proposta, esse ano, de informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos.

Novidades em flores e plantas
Em 2011 os produtores de flores e plantas ornamentais apostam nas cores fortes e vibrantes. Considerada uma vitrine para o lançamento de produtos da floricultura no mercado nacional, a exposição destaca esse ano a tendência de cores muito intensas, predominantemente as nuances do vermelho, das claras às mais escuras, até chegar ao roxo.
Entre as novidades estão o Agerato, a Gynura Sarmentosa, a Celósia, a Begônia Borias, os Lírios Dimention e Original Love, a Liatris, as orquídeas Vanda e mini Cattley e os Crisântemos. Na ornamentação, o sucesso deverá ser garantido pelo trevo de quatro folhas, pela pimenta ornamental Masquerade e pela exótica Rosa do Deserto.

Gastronomia



Diversas receitas elaboradas com endívias, hortaliça de origem europeia, produzida única e exclusivamente em Holambra, e novos doces holandeses são as atrações desse ano. As endívias estarão no recheio do pannekoek, espécie de panqueca tão comum na Holanda como a pizza, em São Paulo, ou estarão recheadas com pasta de bacalhau em uma salada verde temperada com molho balsâmico.

As confeitarias também prepararam novos doces, como o Stroopwafel (melaço), um waffle raro, feito com melaço de cana e canela, muito tradicional em solo europeu, encontrado na Confeitaria Martin Holandesa, ou o Draaimolen (carrossel holandês), produzido pela Zoet en Zout em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, que mescla o creme de bavorois com o maracujá brasileiro. Outra novidade da Zoet en Zout é o Frisse Roos (creme holandês com sabor de rosas).

Chuva de Pétalas
Diariamente, às 17 horas,150 quilos de pétalas de rosas (18 mil flores ou 1.500 dúzias) caem do céu para alegria e diversão dos visitantes. O desfile de carros reúne performistas e as street bands às 16h30, conduzindo todo o público num divertido desfile até o local onde é realizado este espetáculo.

Infraestrtutura
Os visitantes da Expoflora têm à disposição nos 250 mil metros quadrados do recinto, duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas); duas confeitarias típicas; além de estacionamento, com capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo; posto médico; sanitários; fraldário; bebedouros e caixas eletrônicos.
As lojas de souvenir estão instaladas em três pavilhões de exposição onde podem ser encontrados (cerca de 250 estandes) desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

Serviço:
30ª Expoflora
Data: de 01 a 25 de setembro, de quinta-feira a domingo e no dia 07 (quarta-feira – feriado da Independência do Brasil),
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Na bilheteria, os ingressos custarão R$ 28,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
Informações: (19) 3802-1421 e pelo e-mail contato@expoflora.com.br

Fonte:Ateliê da Notícia