Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Ruínas Engenho, em Santos, est...

Ruínas Engenho, em Santos, está de portas abertas para visitação

Publicada em : 16/08/2011

A cidade de Santos abriga quase cinco séculos de existência que reúnem histórias, relações e personagens neste espaço rico e criativo por natureza

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos proporciona uma viagem pela história, conhecendo os inúmeros povos de quem os brasileiros descendem, incluindo índios, africanos e europeus. Quem quiser conhecer este importante bem cultural contará com visitas monitoradas por educadores e ações educativas como jogos, dinâmicas e atividades.

Poucas informações resistiram ao tempo e, passados séculos, em 1958, as ruínas foram doadas à USP por seu antigo proprietário, Otavio Ribeiro de Araújo. Ocorreram então as primeiras intervenções, escavações e a construção do chamado Pavilhão Saia, para proteger a parte significativa do que havia restado do engenho. Sabe-se que a iniciativa de sua implantação fez parte das ações de Martim Afonso de Souza na Capitania de São Vicente. As pesquisas histórica, ambiental, arquitetônica e arqueológica têm gerado dados significativos.

A transferência desse patrimônio para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária agilizou os trabalhos de consolidação das ruínas como um espaço educativo. Há diversos projetos para todos os públicos como o ‘Vou Volto’ e o ‘I-PAPo’, voltados aos alunos do ensino fundamental, o Portas Abertas que abrange a visitação em família durante os períodos de férias.

Aberto todos os dias para visitação, o Engenho solicita apenas o agendamento prévio pelo telefone (13) 3203-3901 ou pelo e-mail ruinasengenho@usp.br. No site da instituição www.usp.br/prc/engenho há dicas para acesso e localização do Engenho tanto para os moradores de Santos e região quanto para quem vem de fora.

Serviço
Visitação: Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Endereço: Rua Alan Ciber Pinto, 96 – Vila São Jorge, Santos/SP
Horário: Todos os dias, das 9hs às 16h30
Agendamento: (13) 3203-3901 ou ruinasengenho@usp.br
Entrada Gratuita
Visitas: Individuais ou em grupos de até 45 pessoas

Fonte:Boischio Comunicação