Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Guarulhos promove uma das fest...

Guarulhos promove uma das festas religiosas mais antigas do País

Publicada em : 28/07/2011

Festa da Carpição nasceu da crença de que terra ao redor de paróquia é sagrada; os festejos seguem até o fim de agosto, com várias atividades

A cidade de Guarulhos, na grande São Paulo, realiza nas próximas semanas uma das festas religiosas mais antigas do País. Comemorada sempre na primeira segunda-feira de agosto, a “Festa da Carpição” chega à sua 270ª edição atraindo um número cada vez maior de fieis de diversas cidades do Brasil. A festa nasceu e se desenvolveu em torno da crença de que a terra que circunda a Paróquia de Nossa Senhora de Bonsucesso, no bairro de mesmo nome, é capaz de realizar milagres e curar as pessoas.

O mito surgiu através dos relatos de trabalhadores que haviam se curado de graves enfermidades após realizar trabalhos de carpição e limpeza para preparar o pátio da igreja para a “Festa de Bonsucesso” – realizada anualmente. A notícia dos poderes milagrosos se espalhou e muitas pessoas passaram a oferecer-se para trabalhar nos preparativos da festa em troca da cura milagrosa.

Programação

As festividades foram iniciadas no último sábado (23), com exibição de uma cavalhada, que levou a imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso até a Igreja Matriz, no centro da cidade. No próximo dia 30 (sábado), as comemorações começam às 18h, com um momento de oração, a benção do mastro e apresentações artísticas. No domingo (31), a partir das 14h, ocorre o Dia da Cultura Popular, com apresentação de grupos culturais e folclóricos.

Na segunda-feira (1), a partir das 7h, a “Festa da Carpição” terá orações, cortejo e plantio do mastro na sede do Santuário. O pátio também recebe a tradicional “Bênção da Terra”, uma celebração religiosa onde os fiéis se reúnem para agradecer os milagres alcançados.

Os eventos também são uma preparação para a Festa de Bonsucesso, que neste ano será realizada nos dias 27 e 28 de agosto.

Fonte:Ex-Libris Comunicação Integrada