Seu bairro

Home/ Notícias Online/ Seu bairro/ Leste europeu

Leste europeu

Publicada em : 01/11/2011


A Vila Zelina está em festa. O bairro, que completou no mês de outubro 84 anos, está cheio de recordações dos primeiros imigrantes que abrigou. “A chegada dos meus pais foi bastante agradável. Se encontraram e casaram-se em São Paulo, mudando em seguida para o bairro”, conta o filho de russos e presidente da Amoviza - Associação de Moradores do Bairro de Vila Zelina, Victor Gers Júnior, que vive no local há 40 anos.

Simplicidade
No passado, a Vila Zelina não dispunha de ruas asfaltadas, esgoto, iluminação nas vias públicas e em alguns locais existiam pontes que sobrepunham córregos. “Falavam-se os idiomas dos países do leste europeu nas feiras livres e comércio e não havia preocupação quanto à segurança pessoal”, conta Gers.

Tudo era simples, inclusive as brincadeiras. “Guardo memórias agradáveis da infância. Brincava de bolinha de gude, pião, empinava pipa e participava das festas juninas na própria rua com direito a fogueira e maior interação entre os vizinhos”, recorda.

Presidente eleito da Amoviza há um ano, Gers casou-se, constituiu família no bairro e acompanhou todo seu progresso. “A medicina, iluminação, saneamento, as condições da urbanização das vias públicas, as telecomunicações e o acesso à informação chegaram, mas também a insegurança, o trânsito, a poluição, a impunidade...”, destaca.



União
A Associação de Moradores de Vila Zelina teve início na década de 80, quando alguns moradores pretendiam mudar o nome do bairro para Vila Lituânia. Após essa fase, a entidade entrou em recesso e foi reativada há cerca de quatro anos, motivada pelas comemorações dos 80 anos de aniversário de fundação do bairro. “A Associação consagrou-se como um meio de interação eficaz entre os moradores e comerciantes com o serviço público, dando visibilidade ao bairro em caráter estadual, nacional e até internacional. Como descendente de imigrantes, sei que quem preserva suas tradições, preserva a cultura, a integridade, a família e a vida”, conclui.

Exposição fotográfica
A mostra “Vila Zelina - Bairro Leste Europeu de São Paulo” apresenta imagens desde a sua fundação, em 27 de outubro de 1927, até os dias atuais. Fundado por 11 comunidades de búlgaros, croatas, eslovenos, estonianos, húngaros, letonianos, lituanos, poloneses, russos, tchecos e ucranianos, todos imigrantes do Leste Europeu, o bairro preserva, ainda hoje, os aspectos da cultura, tradições, costumes, danças e gastronomia de seus países de origem.

Segundo Gers, a exposição já passou por algumas estações do Metrô de São Paulo e ainda deve itinerar para outras até chegar na Estação Vila Prudente, onde deverá permanecer por tempo indeterminado.  

Fonte:Revista IN