Seu bairro

Home/ Notícias Online/ Seu bairro/ Patrimônio religioso

Patrimônio religioso

Publicada em : 29/09/2011

No aniversário do bairro, conheça a Igreja São João Batista, construída em 1936

       

                                                                Vista da Paróquia São João Batista,                                            A fachada atual da Igreja, localizada na
                                                                 inaugurada no dia 21 de junho de 1936                                     R. Coronel Marques, 210



O surgimento da Igreja São João Batista se confunde com o nascimento e desenvolvimento da Vila Carrão. O bairro, que em setembro completou 94 anos, tem um passado simples e um futuro promissor, assim como esse templo de fé que acolheu em seu território em 1936. Ele foi fundado pelo Arcebispo Dom Duarte Leopoldo, e começou como uma pequena capela de alvenaria que necessitava de acabamento, missão esta que ficou a cargo dos padres que o sucederam. Apenas em 1946, a igreja teve sua estrutura finalizada.

Assim também aconteceu com a Vila Carrão, que originou-se de um sítio à beira de uma trilha por onde passavam os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica e os desbravadores bandeirantes. Segundo os historiadores, antes mesmo de ser batizada de Carrão, essas terras tiveram diversos proprietários e recebeu nomes como “Tucuri” e “Bom Retiro”, para se tornar um dos bairros mais completos em infraestrutura e número de comércios, além do crescimento imobiliário.

Benefícios para a comunidade
Atualmente o pároco responsável pela Igreja é o Padre Renato Vieira, que está a sua frente desde 2006. Ao longo desses anos, ele tem conquistado a comunidade local através de sua dedicação e trabalho social. Além das missas, a Paróquia São João Batista busca auxiliar a comunidade com programas sociais como o ‘Viva Leite’, que ajuda cerca de 100 famílias por mês; a distribuição de sopão para os moradores de rua, de cestas básicas e de roupas para as famílias carentes. Além disso ajuda com o repasse de cadeiras de roda, de banho e muletas para quem necessita destes equipamentos e seus agentes pastorais visitam constantemente os enfermos e idosos para apoio espiritual.

Também participam de reivindicações para melhorias do bairro junto à Subprefeitura e à comunidade, através de reuniões no local. A Igreja disponibiliza ainda Catequese infantil, adulto e Crisma para os católicos da região.  

Fonte:Revista IN