Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Leite ajuda a preservar a saúd...

Leite ajuda a preservar a saúde dos idosos

Publicada em : 15/07/2011

Estudo publicado na Austrália associa o consumo de lácteos com melhora nas funções motoras e mentais da terceira idade

Pesquisadores do Nutritional Physiology Research Centre e Sansom Institute for Health Research, na Austrália, tiveram um resultado positivo da associação do consumo de leite com a preservação do sistema cognitivo. O estudo concluiu que os idosos que ingerem leite e seus derivados apresentam uma probabilidade menor de problema vascular no cérebro e melhor desempenho de memória, raciocínio e coordenação motora.

“Há grandes evidências indicando que a alimentação ao longo da vida pode desempenhar um papel importante na prevenção de doenças na terceira idade. Por isso, além de o leite já ser considerado benéfico contra a perda de massa muscular e proteger a saúde dos ossos, o favorecimento do desempenho cognitivo é mais um motivo para consumi-lo”, recomenda Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RGNutri Identidade em Nutrição.

A pesquisa, divulgada recentemente, fez uma releitura com 43 referências de estudos publicados na última década e ainda aponta que mulheres idosas que consomem baixa quantidade de leite ou produtos lácteos são mais propensas a ter uma piora da função cognitiva. A análise também mostra que homens e mulheres com mais de 65 anos que ingerem baixa quantidade de lácteos apresentam uma chance maior de ter depressão.

Ainda segundo Ana Beatriz, já está comprovado que alguns nutrientes presentes no leite, como o cálcio e o magnésio, trazem diversos benefícios e ajudam no controle da perda de peso em obesos, no controle da pressão arterial, na síndrome metabólica, e na melhora do perfil lipídico, e atua também como antioxidante.

Fonte:CDN Comunicação Corporativa