Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Festas de fim de ano: os sete ...

Festas de fim de ano: os sete pecados alimentares

Publicada em : 19/12/2014

Especialista explica como fugir dos exageros com opções de cardápio para iniciar o ano com o pé direito


Se tem uma palavra perfeita para descrever um dos principais destaques na comemoração do Natal e do Ano Novo é COMIDA! Muitas pessoas aguardam ansiosamente para saborear o tão esperado peru da avó, o tender da tia ou o chester da mãe. Junto com as comemorações, no entanto, vem a sensação de culpa pelos exageros. A nutricionista e consultora do medicamento Eparema®, Dra. Vanderlí Marchiori, listou "os sete pecados da alimentação" nessa época e dicas para uma passagem de ano mais leve.

“Não só o Natal e o Ano Novo, como as celebrações entre amigos e outros eventos sociais, são momentos repletos de alimentos e bebidas não habituais e, para que tudo aconteça como o esperado, é importante tomar algumas medidas que evitam a azia e má digestão”, explica a Dra. Vanderlí.

Em função disso, a nutricionista diz que o principal é fazer um planejamento do dia para garantir pelo menos uma refeição com frutas e fibras: “Normalmente, as comemorações acontecem no final do expediente ou à noite. O ideal é tentar pelo menos tomar um bom café da manhã que contemple frutas, aveia, sementes de linhaça ou chia”.

Entenda quais são "os sete pecados na alimentação" das festas de fim de ano!
Consumir muita bebida alcoólica
Deixar de tomar o café da manhã
Ficar em jejum até a meia noite para ter mais fome e aproveitar mais o cardápio
Comer tudo de uma vez só
Exagerar nas quantidades
Ingerir alimentos que não dão tanto prazer, mas que acabam sendo consumidos por estarem expostos em cima da mesa
Preparar pratos muito gordurosos
Atenção aos fãs de panetone! A Dra. Vanderlí explica que é um alimento muito engordativo e as pessoas tendem a exagerar na quantidade. Na noite de Natal, o peru assado ou frutas secas são boas opções. Após as festas, é o momento de readaptar o corpo à rotina alimentícia regular.
“Nesse período, muitos têm sensação de má digestão porque ingeriram alimentos diferentes num curto período de tempo. Nesses casos, pode-se optar pelo tratamento com medicamentos fitoterápicos comercializados em diferentes formas farmacêuticas, como óleos, cápsulas e extratos concentrados. Extratos naturais indicados para esse tipo de problema são boldo, ruibarbo e cáscara sagrada”, aponta a Dra. Vanderlí.

Há no mercado diferentes medicamentos fitoterápicos como o Eparema®, produzido à base de extrato de boldo, cáscara sagrada e ruibarbo, que diminui possíveis desconfortos causado pela digestão e alivia a "sensação de peso" após a ingestão de alimentos gordurosos¹.

Ainda tem dúvidas do que fazer? Veja abaixo sete dicas e um cardápio completo produzido pela nutricionista para iniciar o ano com o pé direito!
1. Beber água
2. Consumir frutas frescas
3. Garantir porções fartas de saladas verdes
4. Evitar carnes gordurosas
5. Incluir suco de frutas batido com farelo de aveia no café da manhã
6. Fazer atividades físicas regulares
7. Beber chá gelado de boldo com ruibarbo e hibisco

Fonte:Assessoria de Imprensa Eparema