Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha de vacinação da Trípl...

Campanha de vacinação da Tríplice Viral será suspensa para crianças com alergia ao leite de vaca

Publicada em : 19/11/2014

A campanha contra a Poliomielite permanece


O Ministério da Saúde acaba de suspender a campanha de vacinação da Tríplice Viral em crianças que têm alergia ao leite de vaca. A decisão veio após o alerta da Asssociação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), que identificou a presença da lacto-albumina hidrolisada na composição da vacina, componente que não pode ser usado em crianças com esse tipo de alergia.

Após os primeiros registros de reações alérgicas à vacina, a ASBAI inicou a investigação com consulta ao site da Anvisa e observou a presença de lacto-albumina hidrolisada, cujo fabricante é SERUM Institute of India Ltda. Detalhe: Na bula, o fabricante não informa a presença da substância.

“Alertamos o Ministério da Saúde e, desde então, trabalhamos com o órgão responsável para resolver o problema, porém, com os cuidados necessários para não prejudicar a Campanha Nacional de Vacinação, que é muito importante para combater doenças, como o Sarampo, por exemplo”, explica o presidente da ASBAI, Dr. Fábio Morato Castro.

No Brasil, entre 700 mil e um milhão de crianças têm alergia alimentar, sendo que 350 mil delas sofrem de alergia ao leite.

Por segurança, o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), suspendeu temporariamente o uso da vacina Tríplice Viral. A recomendação não afeta o andamento da vacinação contra a Poliomielite, iniciada no mesmo período.

Fonte:Tierno Press/Gengibre Comunicação