Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Novembro Azul alerta para a pr...

Novembro Azul alerta para a prevenção do Câncer de próstata

Publicada em : 18/11/2014

O mês é movimentado por ações de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce da enfermidade


Assim como o Outubro Rosa está para as mulheres, o Novembro Azul está para os homens. O mês é movimentado por ações de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Serão debatidos, ainda, tópicos envolvendo campanhas antitabagismo, controle da pressão arterial, combate ao sedentarismo e prevenção à diabete e à obesidade.

“Diferentemente das mulheres, que desde cedo estão acostumadas a ir ao ginecologista, o homem não tem o costume de procurar um médico com regularidade”, explica o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr) e urologista, Luciano Carvalho.

Luciano Carvalho também reforça que a prevenção de diversas doenças pode ser feita por meio de um check-up periódico para controlar fatores de riscos cardiovasculares, como sobrepeso, colesterol e hipertensão arterial, mas reforça que “deixar de lado alguns preconceitos é muito importante. Realizar o exame de toque retal periodicamente, por exemplo, pode aumentar as chances dos pacientes com câncer de próstata”.

Fonte:RP1 Comunicação Brasília