Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Zona Leste ganha centro de tra...

Zona Leste ganha centro de tratamento para Esclerose Múltipla

Publicada em : 10/07/2014

Hoje, ela é a principal causa de incapacidade neurológica em adultos jovens e de meia idade


A zona leste de São Paulo acaba de ganhar seu primeiro centro de tratamento para pacientes de Esclerose Múltipla. Com mais de 30 anos no mercado de saúde a UNEN Policlínica, Unidade Neurológica e Neurocirúrgica, inaugurou recentemente uma ala dedicada exclusivamente para o tratamento da doença.

Localizada no bairro do Tatuapé, a clínica conta com uma equipe especializada na área de neurociências, composta por neurocirurgiões, neuropsicólogos, neurofisiologistas, além de psicólogos e fisioterapeutas, que trabalham de forma integrada. “A oferta de tratamentos, assim como o acompanhamento médico e a aplicação das terapias é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pacientes da região”, afirma dr. Homero Horta, neurologista,  diretor geral da UNEN, e ex-professor da Santa Casa de São Paulo. A unidade já atende 40 pacientes.

A Esclerose Múltipla é uma doença degenerativa, autoimune e ainda sem cura. Hoje, ela é a principal causa de incapacidade neurológica em adultos jovens e de meia idade, sendo que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens. Estima-se que, no Brasil, entre 20 e 30 mil pessoas tenham a doença. Número de pessoas com a doença cresceu 10% dos últimos cinco anos. No mundo, já são mais de 2,5  milhões (2013).  Entre os fatores que podem influenciar o aparecimento da esclerose múltipla, estão os ambientais (falta de sol), o tabagismo e também o genético.

Dados de vários estudos internacionais estimam que 85% das pessoas com a doença se queixem de fadiga constante independentemente do seu grau de incapacidade, o que interfere com a sua qualidade de vida e produtividade. Novas terapias estão fazendo a diferença no tratamento e na recuperação dos pacientes. Além disso, é crescente o protocolo entre os neurologistas de que o tratamento deve ser pautado por ações que monitorem a evolução da doença e, desta forma, não cause mais danos ao sistema nervoso central.

Serviço:
UNEN Policlínica
Rua Padre Antonio de Sá, 116 - Tatuapé - São Paulo (próximo metrô Tatuapé)
Telefone: (11) 2098.4205

Fonte:UNEN