Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Doe vidro. Doe vida

Doe vidro. Doe vida

Publicada em : 23/05/2014

O projeto visa incentivar a doação de embalagens de vidro


A Rede de Banco de Leite Humano do Brasil, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerada a maior e mais estruturada do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São 212 unidades em vários Estados do país que contam anualmente com a doação de mais de 100 mil mães. O projeto, lançado em agosto de 2013, com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) de São Paulo, visa incentivar a doação de embalagens de vidro, reforçando a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.

Campanha coleta frascos de vidro

A ABIVIDRO decidiu abraçar a causa ao saber pelo coordenador do BLH do Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, dr. Franz Novak, que a única embalagem adequada ao armazenamento de leite humano é a de vidro e que há muita dificuldade dos bancos de leite e maternidades  em conseguir estes frascos. Segundo ele, são necessários 167 mil frascos ou potes de vidro por ano para esse fim.

O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, o material mais seguro  para essa finalidade. Por ser inerte e biologicamente inativo, o vidro evita contaminações conservando os nutrientes e o sabor dos alimentos.

Os frascos a serem destinados aos bancos de leite têm que ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel, maionese, geleias, entre outros.

No ano passado, uma doação inicial de 4.000 frascos de vidro foi feita  pelos associados da Abividro: O-I, Verallia, Wheaton, Nadir Figueiredo, SGD, Vidroporto e Vidraria Anchieta, e  outra de 700 recipientes  foi feita pela Cetesb.

As embalagens de vidro podem ser doadas nos próprios bancos de leite de São Paulo e Rio de Janeiro  e outros pontos das cidades. Em todos esses locais há urnas para depósito dos potes e cartazes com orientações. Os bancos de leite humano  triam, esterilizam e armazenam os recipientes.

A relação de pontos  de doação está disponível no site:  http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=393

Exemplo de solidariedade

Sensibilizada pela causa, a comerciante e mãe Diva Pisani resolveu fazer sua parte em prol da campanha.

"Eu sou mãe e, como muitas outras,  tive dificuldade  para amamentar meu filho. Contei com ajuda de uma vizinha que estava amamentando e, num lindo gesto, doou leite para meu filho. Quando eu soube da campanha e tive conhecimento do número de bebês que os bancos de leite humano salvam todos os anos no Brasil, não pude ficar de braços cruzados. Decidi agir.", conta Diva.

Aliada a um jornal do bairro Vila Carrão, em São Paulo,  ela divulgou a campanha pedindo que os moradores doassem potes de vidro em sua loja, localizada no mesmo bairro. A iniciativa teve resultado.

No último dia 19, data em que se comemorou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano,  Diva fez a doação de cinco coletores repletos de potes de vidro para armazenamento de leite ao Banco de Leite do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, no Belenzinho.

A Importância da doação de leite materno

No Brasil os bancos de leite humano são responsáveis por salvar mais de 170 mil crianças da desnutrição infantil e participam de vários programas promovidos pelo Ministério da Saúde na área de segurança alimentar da população.

O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), do leite de transição e do leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou nutricionista.

Mais informações sobre os Bancos de Leite Humano no Brasil no site: http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Mais informações sobre a campanha 'Doe Vidro.Doe Vida' em:  http://www.epuroevidro.com.br/campanha-doe-vidro-doe-vida.
Visite epuroevidro.com.br
Siga twitter.com/Abividro/
Curta www.facebook.com/abividro

Fonte:Profession Comunicações