Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Caminhada Pare a Dor acontece ...

Caminhada Pare a Dor acontece no Parque do Ibirapuera em maio

Publicada em : 22/05/2014

Quintas-feiras e sábados do mês tem atividade física gratuita



As ações gratuitas para tratar a dor gratuitamente no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, continuam no mês de maio. A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) realiza as Caminhadas Pare a Dor no local, em todas as quintas-feiras e sábados. O evento é totalmente gratuito e os interessados em participar só precisam comparecer ao Portão 7 do parque, na Avenida República do Líbano, às 8h20, retirar uma camiseta e juntar-se ao grupo para começar os exercícios.

Hoje, a atividade física regular é considerada a melhor ajuda no tratamento da dor crônica. Os exercícios feitos com acompanhamento médico fazem bem ao paciente e melhoram seu nível de dor. Além da amenização dos sintomas físicos, as caminhadas tem a missão de conscientizar a população sobre importância do exercício físico acompanhado por profissionais.

“Já contamos com um grupo assíduo. São aproximadamente cinco quilómetros, realizados em ritmo adaptado para o caminhador, com três variantes de velocidades. Nossa equipe de profissionais de saúde é composta por fisioterapeutas, que acompanham as pessoas durante os exercícios e realizam seções de alongamento antes e depois do percurso”, explica Mariana Schamas, fisioterapeuta sempre presente às caminhadas de São Paulo. A campanha passa por outras capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal, Florianópolis e Salvador.

A ação faz parte da campanha “A Dor Para a Vida das Pessoas. Pare a Dor”, realizada desde 2009 com o objetivo de incentivar as pessoas que sofrem com dor crônica a praticar atividades físicas regularmente e tem o apoio da Zodiac Farmacêutica. A dor crônica é um problema que atinge 30% da população mundial, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), e mais de 60 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED).

Serviço:
Caminhada Pare a Dor       
Local: Parque do Ibirapuera, Av. República do Líbano, Portão 7
Data: Todas às quintas-feiras e sábados
Horário: às 8h20

Agenda de Maio:
Dia 22 – Quinta-feira
Dia 24 - Sábado
Dia 29 – Quinta-feira
Dia 31 – Sábado

O que é a dor - De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), ela se caracteriza como experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tal dano. O numero de pessoas que sofre desses sintomas chega a quase 60 milhões de pessoas somente no Brasil.

A dor é um sintoma e uma das causas mais frequentes da busca por auxílio médico. Para conhecer o impacto da dor no estado do paciente, criaram-se formas de mensurá-la, com medidas que consiste em fazer a avaliação por meio de uma escala numérica de zero a dez. Para obter um diagnóstico correto, é importante procurar um profissional de saúde.

Fonte:MAPA Comunicação Integrada